Gourmet e Vinhos

Neste festival no Alentejo vai conseguir provar vários vinhos da talha

A iniciativa conta com três chefs de renome que vão mostrar sugestões de comidas que combinam com os rótulos.
Acontece na Adega Cooperativa de Vidigueira, Cuba e Alvito.

Os vinhos de talha distinguem-se essencialmente pelo facto de fermentarem de modo ancestral e espontâneo através do contacto com o barro, ao invés de cubas (como os rótulos tradicionais). Esta diferença confere-lhe características únicas que vai ter oportunidade de conhecer na Adega Cooperativa de Vidigueira, Cuba e Alvito, de 23 a 24 de março, na primeira edição do festival Talha à Mesa.

O objetivo do evento é apresentar cerca de 20 propostas de pelo menos seis produtores diferentes, e mostrar como harmonizá-las com alguns pratos típicos. Para tal, foram convidados chefs com ligações ao Alentejo. Durante estes dois dias, José Júlio Vintém, João Mourato e Pedro Mendes vão tentar impressionar os visitantes com sugestões de receitas que combinam com estas garrafas.  

O programa inclui várias atividades que vão desde almoços e jantares vínicos exclusivos (com limitação de 20 pessoas), masterclasses e provas com diferentes estilos de Vinho de Talha. Os showcookings vão ter um cenário de fundo incrível, cheio de vinhas. Haverá ainda o copo das cinco, um momento de convívio onde poderá experimentar vários petiscos da região, obviamente acompanhados por estes rótulos distintos.

Durante toda a iniciativa, vai estar disponível um bar com bebidas de diferentes produtores, para conhecer as suas casas e perfis. Aqui, a disponibilidade máxima é de 150 participantes. Além disso, pode contar com animação musical variada no sábado. As atuações estarão a cargo do Grupo Coral Adega Cooperativa de Vidigueira, Cuba e Alvito e da banda Os Improvisos do Sul.

“A ideia é que seja algo didático e incuta no consumidor a vontade de explorar as potencialidades gastronómicas do vinho de talha”, refere Luis Gradíssimo, da organização do evento.

As atividades podem ser compradas individualmente, com valores que variam entre 10€ a 65€. Em breve vai estar disponível um pack que permite comprar o pacote completo da iniciativa. Os bilhetes estão à venda no site da Adega.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT