Gourmet e Vinhos

Vem aí um festival só para os maiores fãs de borrego

Vão ser quatro dias intensos em cerca de 10 municípios da Serra da Estrela. Arranca a 29 de outubro.
É o protagonista de uma série de pratos típicos da região.

Faz parte da nossa gastronomia desde sempre, mesmo que passe despercebido. É, por isso, que embora saiba a tradição para uns, para a grande maioria, o Borrego Serra da Estrela é um novo sabor. Para o apresentar a quem não conhece, vai decorrer do dia 29 de outubro a 1 de novembro a primeira edição do Borrego Serra da Estrela DOP: quatro dias intensos em que experiências gastronómicas e sabores tradicionais não vão faltar.

Dinamizado pela Estrelacoop, a cooperativa de produtores de queijo Serra da Estrela, o evento prepara-se para promover diversas iniciativas exatamente com o objetivo de apresentar este prato. Com a ajuda de várias organizações, desde restaurantes a hotéis, câmaras municipais, juntas de freguesia e até postos de turismo da região, cada espaço terá uma tarefa própria, quer seja ela a de divulgação ou de apresentar, no caso dos restaurantes, pelo menos um prato confecionado com Borrego Serra da Estrela DOP (Denominação de Origem Protegida).

A participar nesta primeira edição vão estar diversos espaços dos municípios do Carregal do Sal, Celorico da Beira, Fornos de Algodres, Gouveia, Mangualde, Manteigas, Nelas, Oliveira do Hospital, Penalva do Castelo e Seia, assim como em algumas freguesias dos concelhos de Aguiar da Beira, Arganil, Covilhã, Guarda, Tábua, Tondela, Trancoso e Viseu.

Sobre o Borrego Serra da Estrela DOP, estes são animais filhos de ovelhas de raças Bordaleira ou Churra Mondegueira. Exatamente as mesmas raças (de ovinos) com as quais são produzidos os Queijos Serra da Estrela DOP. Sobretudo pela forma como são criados dão depois origem a um tipo de carne macia e bastante saborosa, que distingue esta carne de borrego das restantes de outras regiões do País.

Normalmente, podem ser vistos nos pastos das colinas e vales da Serra da Estrela. É, por isso, que não é de estranhar o facto de fazer parte da grande maioria dos pratos típicos desta mesma região, como o Borrego à Canastra e o Ensopado de Borrego.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT