Nem só de grandes e complexos vinhos se enche o currículo de um enólogo. Há espaço para tudo, até para as “abordagens mais puras e simples”, garante o produtor Pedro Martin.
Nos dias de verão, a informalidade e simplicidade é quase sempre o mais importante. Por vezes, basta um vinho fresco, guloso e fácil de beber para acompanhar uma tarde de descanso junto à piscina.
É nesse sentido que vai a sugestão do produtor da Martin Boutique Wines, que aponta para um vinho do conhecido enólogo Nuno Cancela de Abreu. “Tenho tido um particular prazer em beber vinhos Brancos de abordagem mais pura e simples nos últimos anos e este branco do Dão, da zona de Mortágua, enche as medidas de quem gosta deste estilo de vinho mais direto e de consumo”, explica o especialista.
O vinho em causa é uma referência que se encontra em quase todas as grandes superfícies: o Fonte do Ouro Branco. “As vinha, apesar de expostas para retirar o máximo partido do sol, são naturalmente condicionadas pelas noites frias e maturação lenta típicas das noites do interior Beirão”, reforça Martin.
Feito com as castas autóctones, Encruzado e Arinto, é depois fermentado em cubas de inox, que ajuda a preservar a “vivacidade e estrutura” com “aromas a pêra verde, pêssego e maçã”. Um vinho que “adora pratos de forno e queijos de pasta mole”.
O Fonte do Ouro branco está disponível no Continente por 6,99€, mas pode comprá-lo online a um valor ainda mais baixo, por 4,95€, no Cave Lusa.