Ver vinhos portugueses a receberem distinções e medalhas internacionais não é propriamente uma novidade. E também não é novidade o furor que certos produtos da Mercadona têm provocado nos clientes nacionais desde que a cadeia espanhola chegou a Portugal. O que ainda não tinha acontecido era um cruzamento destas duas realidades.
O Castelo do Rei Reserva, produzido em exclusivo para a Mercadona, conquistou medalha de ouro no concurso MUNDUS VINI Summer Tasting 2024, realizado em setembro de 2024. O vinho recebeu a distinção ouro na edição de verão do concurso, que decorreu na Alemanha.
A missão do júri passava por “distinguir, entre as 1600 referências, os vinhos que melhor se comportaram durante a prova de verão”. “Portugal conseguiu arrecadar 120 medalhas, das quais três de Grande Ouro, 71 de Ouro e 46 de Prata. Desta forma passou a ocupar o 4.º lugar no ranking dos melhores países participantes.”
O vinho premiado é um branco produzido e engarrafado pela Adega Herdade das Aldeias de Juromenha, em Elvas. O Castelo do Rei Reserva é feito com uvas das castas Verdelho, Antão Vaz, Arinto, que dão origem a vinhos estruturados, firmes e encorpados e alguma acidez.
Tem 13,5 por cento de álcool e deve ser consumido a uma temperatura entre os 10 e os 14 graus. Destacou-se pelo “aroma exuberante, floral e com notas ligeiras da combinação de amêndoa tostada, baunilha e malte”. “Na boca termina de forma suave e grande volume, com boa madeira e termina de forma fresca e persistente”, revelam as notas de prova.

É uma boa opção, segundo a retalhista, para acompanhar pratos de peixe, mariscos e aves. Está à venda desde agosto de 2024 por 2,9€ e, revela a Mercadona, “tem superado as expectativas de vendas”.
Para reforçar a aposta no setor vinícola nacional, a Mercadona aderiu também com o vinho Castelo do Rei ao programa Portugal Sou Eu, que “visa a dinamização e valorização da oferta nacional com assinalável incorporação de valor acrescentado e a promoção do consumo informado por parte dos consumidores, através de uma marca ativa e identitária da produção nacional”, lê-se no portal dedicado ao tema.
A marca promete continuar a apostar no País e nos fãs portugueses. O vinho premiado junta-se às empanadas e aos gelados que já se tornaram presença habitual em muitos congeladores caseiros, ao preparado viral que pôs toda a gente a fazer doce de ovos, sem esquecer o detergente que praticamente todos os portugueses têm em casa — compram 1.700 embalagens por dia. Também vale a pena falar das torradas feitas com pão de croissant.
Carregue na galeria para conhecer alguns dos produtos da retalhista que “têm sido um sucesso” em Portugal.