Gourmet e Vinhos

Vinho português esgotou em 2 meses no restaurante de Gordon Ramsay. Custava 45€ o copo

A garrafa de 27 litros, da Quinta da Vacaria, foi adquirida em 2023 pelo britânico. Demorou 72 dias a esvaziar.
Uma edição exclusiva.

Em 2023, a Quinta da Vacaria vendeu um lote exclusivo de Grande Reserva Tinto 2019 ao restaurante 1890 do chef Gordon Ramsay. Resumida desta forma, poderia parecer uma simples transação, porém, o negócio teve contornos singulares.

A garrafa de vinho de 27 litros chegou a Londres numa transportadora própria e foi vendida a 45 euros ao copo, em apenas 72 dias. A edição exclusiva foi criada para um dos espaços mais concorridos do chef em Londres — o 1980, com apenas 24 lugares, e onde só são servidos jantares. 

 “Queria fazer algo que nunca ninguém havia feito. Tive esta ideia e encontrou-se a vinha certa, na Quinta da Vacaria, uma das mais antigas quintas do Douro”, detalha o sommelier responsável pelos vinhos de toda a cadeia de restaurantes Gordon Ramsay, o luso-descendente Emanuel Pesqueira.

Foi vendido em dois meses.

Pensado para combinar com o prato principal do restaurante, o vinho apresenta notas de frutos pretos maduros, amora e cereja preta, com um toque de framboesa. Após a abertura da garrafa, começam a sentir-se notas de madeira e o vinho fica mais complexo, destacando-se, de forma harmoniosa, a envolvência das especiarias, a baunilha, o chocolate preto e algumas notas florais. Na boca destaca-se pela sua concentração e densidade, que contrastam no paladar com a sua acidez e taninos maduros e suaves. Foram produzidos cerca de dois mil litros, mas ainda não há previsão para a sua comercialização.

“Queríamos proporcionar uma das experiências mais incríveis que os nossos clientes já tiveram e, com base no feedback recebido, creio que conseguimos. O vinho era verdadeiramente excepcional e foi um sucesso, esgotando em apenas dois meses”, explica o sommelier. O stock esgotou-se entre março e abril deste ano.

A Quinta da Vacaria começou a produzir vinho há mais de 400 anos, mas só recentemente alcançou sucesso. Atualmente, os vinhos são engarrafados no próprio local utilizando processos artesanais e tradicionais do Douro. Além disso, a quinta também se dedica à produção de azeite de alta qualidade e ao enoturismo.

A NiT reuniu uma seleção de vinhos muito mais baratos, mas com medalha de ouro. Carregue na galeria para conhecer as propostas a menos de 10€. 

ver galeria

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT