Gourmet e Vinhos

Vinho Verde & Street Food regressa a Felgueiras este fim de semana

A Praça Machado de Matos é o palco principal do evento, que promete ser "um copo cheio de experiências únicas".
Fotografia: Zan no Unsplash.

Provas de vinho, street food, degustações e harmonizações gastronómicas, concertos, visitas guiadas, uma caminhada e até um festival de dança. Há de tudo na programação do Vinho Verde & Street Food, que regressa a Felgueiras esta sexta-feira, 29 de julho, após dois anos de pausa forçada pela pandemia de Covid-19.

Promover os vinhos verdes e dinamizar a economia local são os principais objetivos da iniciativa, que se realiza na Praça Machado de Mato. É lá que vai encontrar uma série de expositores — Terras de Felgueiras, Quinta da Lixa, Quinta de Maderne, Quinta da Palmirinha, Foral de Felgueiras e Calçada Wines —, dispostos a contar-lhe tudo o que sempre quis saber sobre este vinho, adianta a organização.

Como nem só de vinhos vive o homem, no espaço, não vão faltar opções de comida. Nas foodtrucks da Move Eat Rolling Treats, Madre Coxinha, Polaroskas Street Food, Fofos da Rainha, Art Food 7, Munchies, Rutto e Migalhas sobre Rodas encontra, por exemplo, bolachas, crepes, waffles, coxinhas, tostas, hambúrgueres, pão com chouriço, bifanas e pizzas.

A empresa Vanytime, que realiza experiências ligadas à beleza e ao bem-estar, também vai estar presente com uma carrinha especial para receber todas as mulheres. Aliás, este será mesmo um dos pontos mais atrativos de todo o festival.

A iniciativa arranca no dia 29, às 19 horas, com provas de vinho num ambiente de jazz. Uma hora depois, poderá descobrir o que o chef Marco Gomes lhe vai preparar para harmonizar com vinhos verdes. Seguem-se um concerto de pop rock e um DJ set.

Outro dos destaques é um showcooking de Tiago Bonito, chef com estrela Michelin, agendado para as 19 horas, no dia 30. Às 20, haverá uma conversa sobre as singularidades do Vinho Verde com a wine educater Ana Silva.

Uma caminhada pelo Caminho de Torres em Felgueiras, às 8 horas, um dos percursos de Santiago, é a sugestão dos responsáveis para domingo. A terceira edição do Festival de Dança de Felgueiras (17 horas) e a prova de vinho comentada e com fado são as outras propostas.

A programação completa está disponível online.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT