Após três edições em Lisboa, Alentejo e Santarém, o Prémio Nacional do Enoturismo 2025 chega agora ao Dão. A 4.ª edição da cerimónia realiza-se a 30 de maio, na Quinta do Castelo, em Nelas.
Organizado pela Associação Portuguesa de Enoturismo (Apeno), o evento tem como objetivo distinguir os melhores projetos, empresas e profissionais do setor em 15 categorias distintas. Entre os vencedores estarão os destaques do enoturismo de 2024, desde o melhor enoturismo de Portugal até ao melhor chef de cozinha ou sommelier.
As categorias incluem Melhor Enoturismo de Portugal, Melhor Profissional, Melhor Estadia, Melhor Restaurante, Melhor Chef de Cozinha, Melhor Sommelier, Melhor Sala de Provas, Melhor Empresa Turística, Melhor Projeto Inclusivo, Melhor Projeto Sustentável, Melhor Loja, Melhor Arte e Cultura, Melhor Inovação e Cultura, Melhor Hospitalidade e Melhor Enoturismo Urbano.
Além da cerimónia de entrega de prémios, a noite será uma oportunidade para exibir e provar a gastronomia local, incluindo os vinhos e queijos da região. O evento arranca às 18 horas e contará com mais de 250 jurados, entre jornalistas da área, chefs, sommeliers e representantes de organismos vitivinícolas e turismos regionais. A votação será feita online e os vencedores anunciados ao longo da noite.