Gourmet e Vinhos

Vinhos Mainova e o chef João Narigueta juntam-se para um almoço 100% português

A refeição alia os produtos da marca à cozinha de autor do responsável pelo Híbrido, o restaurante na Herdade da Fonte Santa, em Arraiolos.
A reserva é obrigatória.

A Mainova começou a dar os primeiros passos em 2019. Hoje, quatro anos depois, já tem 13 vinhos e dois azeites no mercado, além de organizar, na adega, visitas e jantares.

A marca de “azeite  extra-virgem e vinhos alentejanos com filosofia sustentável” nasceu na Herdade da Fonte Santa, em Arraiolos, e é lá que se está a acontecer uma série de jantares especiais que têm os produtos 100 por cento portugueses como protagonistas. O primeiro evento, resultado de uma parceria entre o restaurante Híbrido — em Évora, do chef João Narigueta — e a Mainova já teve lugar, mas não desanime. A história repetir-se-á todos os meses — com uma oferta gastronómica sempre diferente, claro.

A NiT já conhece a data da próxima refeição. Aponte na agenda: está marcada para o dia 8 de abril. Porém, ao contrário do que aconteceu inicialmente, será um almoço e não um jantar. “Uma verdadeira experiência, pensada para criar uma maior proximidade com os visitantes, na cultura da gastronomia e do vinho” é o objetivo, segundo os responsáveis, desta iniciativa de caráter mensal.

O menu especial já está pensado: para entrada pode contar com pão, kombucha de hortelã de água e azeite extra-virgem Mainova, assim como, pode esperar uma mousse de queijo fresco e lagostim, funcho e azedas.

O peixe do rio com salada de acelgas, feijão-frade, pil-pil; o bacalhau, feijão-branco, poejo; a empada de frango, cebola, alho, enchidos, louro; e o borrego merino, legumes da época, molho de ensopado, gel de hortelã compõem a seleção dos pratos principais. Por fim, o bolo finto com erva-doce e puré de casca de laranja promete adoçar o paladar dos mais gulosos. Para acompanhar, não faltam os clássicos vinhos tintos e brancos da Mainova.

O menu, “dedicado à Páscoa e ao período de jejum” está disponível por 120€. Pode garantir o seu lugar à mesa através do email geral@nullmainova.pt ou do número 910 732 526.

Vale lembrar que a preocupação com os ingredientes é o centro do trabalho do chef Narigueta. Graças a “um trabalho de pesquisa em bibliotecas, junto de universidades e mesmo através do contacto com comunidades mais velhas, conseguiu identificar vários produtos que eram considerados banais em séculos passados e atualmente são totalmente desconhecidos pela generalidade da população. Assim sendo, o menu baseia-se nisso mesmo, na redescoberta de produtos e receitas em tempos comuns. Tudo de origem portuguesa e de produtores locais, sem alimentos processados”, avança a organização.

Carregue na galeria para espreitar o espaço que vai receber o jantar.

ver galeria

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT