Gourmet e Vinhos

Votação NiT: afinal, qual é o melhor bitoque de Lisboa?

Uns com muito molho, outros com um toque de mostarda. É um prato incontornável e a NiT quer saber qual é o seu favorito.
Não faltam opções na capital.

Se tivéssemos de escolher um prato que poderíamos comer todos os dias, teria de ser o bitoque. Servido numa travessa, no prato ou na frigideira, com bife da vazia ou do pojadouro, com batatas aos palitos ou às rodelas, — seja como for, é um clássico nacional.

“O bife com tudo” faz parte do menu de muitos restaurantes de norte a sul do País, mas é mais popular nos espaços lisboetas. É quase uma instituição — aquele prato básico que todos os restaurantes têm, servido com o molho gorduroso a taxistas e deputados entre risos e cotoveladas. Aliás, sempre que turistas estrangeiros ou nacionais chegam à cidade é a primeira sugestão que lhes é feita.

Segundo a receita tradicional, a base é a carne bovina, que pode ser um corte do pojadouro ou da alcatra. O bife deve ser frito em azeite, óleo, banha ou margarina e depois regado com vinho branco para flamejar e “expandir” os sabores. Mas há quem preferira juntar um licor mais alcoólico, uma folha de louro ou pickles.

Pormenores à parte, para ser considerado um bitoque precisa de ter um molho carregado de alho, um “ovo a cavalo”, ou seja, estrelado e mal passado e, claro, muitas batatas fritas.

Em Lisboa não faltam restaurantes onde pode experimentar este clássico. A lista conta com alguns dos espaços incontornáveis da capital, da Adega do Solar Minhoto ao Sem Palavras, que nas últimas semanas foram mencionados em dezenas de comentários e partilhas nas redes sociais. O motivo? Os fãs do bife com ovo a cavalo de ambos os restaurantes tentavam chegar a um consenso sobre o melhor bitoque, mas sem sucesso.

No meio da discussão surgiu o Rui dos Pregos. O restaurante, que existe desde o início dos anos 2000, é uma referência. Seja nas Docas de Alcântara, ou no Cacém, há sempre fila para provar o prato com o sabor intenso a alho.

O Tico Tico, em Alvalade, é já paragem obrigatória para os amantes deste prato. Os bitoques com bife a cavalo já fazem parte da ementa deste espaço há mais de 40 anos. E o Galeto não lhe fica nada atrás. Aberto até de madrugada, é o local perfeito para petiscar após uma saída à noite.

Como se trata de um prato simples que os portugueses adoram, não o encontra apenas em restaurantes que se dedicam a grelhados ou onde a carne é protagonista. O Sardinha, que como o nome indica é conhecido pelo peixe, não escapa à iguaria.

Não faltam opções. Para escolher o seu bitoque favorito, só precisa percorrer a lista abaixo e carregar no botão “votar”. A votação termina na próxima segunda-feira, 3 de junho.

Esta votação foi encerrada (since 18 dias).
Tico-Tico
33.04%
Adega do Solar Minhoto
16.17%
Rui dos Pregos
9.39%
Jorge D'Amália
9.22%
Varanda Vale Formoso
8.00%
Galeto
7.13%
Sem Palavras
6.43%
O Bitoque
2.43%
Estrela d'Ouro
2.09%
O Tachinho
1.91%
O Trevo - O Rei Do Bitoque
1.57%
O Sardinha
1.22%
Bitoque Real
0.70%
O Churrasco
0.35%
Floresta do Salitre
0.35%

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT