Gourmet e Vinhos

World Cheese Awards: os melhores queijos do mundo são portugueses

Havia 4 mil exemplares a concurso, mas a medalha de ouro e de bronze vieram para produtores nacionais.
Queijo Serra da Estrela Velho DOP.

Por estes dias, os queijos portugueses andam, literalmente, nas bocas do mundo. Tudo graças à Queijaria Vale da Estrela, em Mangualde, cujo Requeijão Serra da Estrela DOP (1,9€) conseguiu a mais alta distinção no World Cheese Awards, concurso com mais de 30 anos de história na qual os produtos são qualificados em prova cega, isto é, sem que os jurados saibam a sua origem.

A iguaria nacional, avaliada por um painel com especialistas de 38 nacionalidades, distinguiu-se entre os mais de quatro mil em disputa, provenientes de 40 países, e ganhou o título “Super Gold”. Esta foi a primeira vez que a empresa participou na competição.

Na edição de 2022, realizada no País de Gales, também o Queijo Serra da Estrela Velho DOP (23€) teve direito a uma medalha, mas de bronze. Em 2019, em França, este já se havia tornado o primeiro do género a ser premiado no prestigiado Mondial du Fromage, “revelando a qualidade de excelência de um queijo produzido artesanalmente”.

Segundo Anabela Fraga, responsável pela produção citada em comunicado, o reconhecimento apenas motiva a marca na missão “de assegurar a preservação da autenticidade do Queijo da Serra da Estrela DOP” e dar a “conhecer a excelência do Requeijão e do Queijo Velho”, produtos que, não “sendo tão conhecidos internacionalmente”, se destacam por serem feitos, “exclusivamente”, com leite de ovelha bordaleira, “uma raça característica da região” que se alimenta nos pastos da Serra da Estrela.

Sobre o requeijão, a profissional reforça o facto de ser confecionado, somente, com “o soro extraído da produção de queijo DOP, tornando-o verdadeiramente único”.

Carregue na galeria para espreitar alguns dos produtos que pode comprar nesta queijaria. Além de queijos, têm doces, mel, marmelada, azeite e itens de artesanato. Online só não encontra o requeijão, que apenas está disponível no loja física. Em breve, adiantam os responsáveis, deverá chegar aos supermercados.

ver galeria

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT