Gourmet e Vinhos

A mãe de Salvador Sobral faz almoços e jantares no Cais do Sodré (que incluem concertos)

O atelier Mesaluisa abriu no início de maio e Caetano Veloso já foi lá experimentar os pratos de Luísa Villar.

Luísa Villar, no seu atelier.

Quando Caetano Veloso chegou a Lisboa em maio, para ensaiar com Salvador Sobral — com quem iria interpretar “Amar pelos Dois” na final da Eurovisão — foi levado até a um atelier na Avenida 24 de Julho, ao lado do Mercado da Ribeira.

Aquele espaço é de Luísa Villar, a mãe de Salvador e Luísa Sobral: foi durante algum tempo o seu escritório enquanto consultora de marketing, área em que trabalhou vários anos. Depois, transformou-se num atelier de costura quando começou a ter aulas — até se tornar também o Mesaluisa, um espaço de refeições de comida típica portuguesa, aberto a todos desde o início de maio. Foi lá que foi filmado o vídeo do ensaio entre o vencedor português da Eurovisão e o seu ídolo brasileiro.

“A costura era ótima para a cabeça, mas não dava dinheiro”, explica à NiT — depois de atender o telefone, cuja música de espera é precisamente “Amar pelos Dois” — Luísa Villar, com 57 anos. “Sempre cozinhei muito em casa e agora tive esta vontade de parar com a vida do marketing.”

Neste atelier, que não é um restaurante, são servidos almoços todos os dias. As pessoas inscrevem-se através do site do projeto e encontram-se com Luísa Villar às 10h30 à porta do Mercado da Ribeira.

“Damos uma volta pelas bancas, eu explico algumas coisas do mercado e da comida portuguesa, escolhemos e compramos os ingredientes.” Depois, dirigem-se ao atelier, que fica no Pátio da Ribeira, e que tem várias mezzanines, onde Luísa Villar cozinha para os clientes. Há uma lotação máxima de dez pessoas.

“A ideia era terminar pelas 14h30, 15h… mas as pessoas gostam, vão ficando, contentíssimos, e de repente são 16h ou 16h30. Uns ficaram até às 17h.” Durante as primeiras semanas, os clientes têm sido sobretudo turistas. São de diferentes países, mas acabam por se conhecer e conversar. “Alguns ajudam na cozinha, outros preferem ficar a falar e a apanhar Sol, e as pessoas conhecem-se e trocam contactos, é giro. Parece que estão em casa de uma amiga.” O preço por pessoa é de 80€, com tudo incluído.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT