Gourmet e Vinhos

A Nutella juntou mais açúcar à receita e o mundo não gostou

Um grupo de proteção de consumidores denunciou a alteração e a Ferrero já confirmou.

A nova receita está mais doce.

Nutella é sempre Nutella, mas se da próxima vez que abrir um frasco e achar que está mais doce não está enganado. A Ferrero mudou a receita do conhecido creme de avelãs e chocolate e acrescentou (ainda) mais açúcar à composição. A nova receita tem também mais leite em pó, o que até pode ter alterado ligeiramente a cor.

Segundo a “Sky News”, um centro de proteção do consumidor de Hamburg (Hamburg Consumer Protection Centre), na Alemanha, denunciou as alterações na sua página de Facebook. Segundo o grupo, do qual a NiT não conseguiu encontrar o link, tal como os vários sites de notícias que falaram sobre o tema, de 55,9% de açúcar, a nova receita de Nutella passou a ter 56,3%.

Além do açúcar, mais significativo é o aumento da quantidade de leite magro em pó — de 7,5% passou para 8,7%. A “Sky News” refere que a Ferrero já reagiu em comunicado e que confirmou as alterações, referindo ser normal as marcas fazerem pequenos ajustes.

“A qualidade e todos os outros aspetos da Nutella mantém-se”, cita o comunicado a “Sky News”. No Twitter já surgiram alguns comentários de fãs a marca a questionarem-se sobre as mudanças.

A “Sky News” diz ainda que as mudanças nas receitas e aparência das marcas é algo habitual, como aconteceu o ano passado com a Toblerone ou Maltesers, que também chegaram a ser atacados pelos fãs.

Em Portugal a receita permanece inalterada. “O conteúdo de avelãs, cacau, açúcar e óleo de palma permanece inalterado. O ajuste fino consiste em substituir o soro de leite por uma quantidade equivalente (2,1g / 100g de produto total) de leite em pó (de 6,6% a 8,7% do produto total) (…) A nossa receita contém sete ingredientes simples, sem corantes e sem conservantes. Os valores nutricionais permanecem praticamente inalterados”, refere a marca em comunicado enviado à NiT.

Se preferir, a NiT já lhe mostrou como pode fazer Nutella saudável em casa. 

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT