“Muitas novidades para descobrir” é a promessa da 41.ª edição do Festival Nacional de Gastronomia, que regressa a 21 de outubro a Santarém, onde permanece até 1 de novembro. A Casa do Campino foi o local escolhido para receber este importante tributo à cultura gastronómica de todo o País, que tem showcookings, fóruns, debates e masterclasses com chefs, sommeliers e mixologistas portugueses na programação.
A área de petiscos, na qual os visitantes têm a possibilidade de provar as criações e interpretações (até 6€) de 24 cozinheiros conceituados, “é um dos pontos chave do festival”, nota a organização em comunicado. Noélia Jerónimo, responsável pelo Noélia, em Tavira, e uma das novas juradas do MasterChef Portugal; Vasco Coelho dos Santos, que após o sucesso do Euskalduna, no Porto, abriu o Seixo, no Douro; e Marlene Vieira, que inaugurou um restaurante homónimo em abril, estão entre as presenças confirmadas.
“Recuperar o ambiente das tasquinhas de petiscos, algo que a maioria dos portugueses tanto aprecia e que durante muitos anos fez parte da identidade do evento”, é o objetivo desta zona de mesas altas e sem assentos a recordar “as tertúlias entre amigos e os momentos de convívio”.
Cinco jantares exclusivos com chefs de projetos com estrela Michelin ou Bib Gourmand é outro dos destaques do certame. São eles Rodrigo Castelo, anfitrião da iniciativa, João Oliveira, Henrique Sá Pessoa, Pedro Lemos e Diogo Rocha. O primeiro desafiou os restantes a criar menus inspirados nas suas regiões de origem, com pairing de vinhos de produtores da mesma.
Para beber, haverá referências das diferentes regiões vitivinícolas. Conte ainda “com uma aposta forte nas bebidas espirituosas, com grande destaque para os destilados portugueses, e para os cocktails, mocktails ou tikki (tropical, praia), cada vez com mais adeptos”.
Leia também sobre a Feira Nacional de Doçaria Tradicional, que decorre de 21 a 23 de outubro em Abrantes. Caso não consiga passar por lá, carregue na galeria para conhecer alguns dos doces que pode experimentar na capital.