Gourmet e Vinhos

Os bolinhos gelados da Mercadona deixam os portugueses loucos. Compram 20 mil por mês

Os mochi são "refrescantes e exóticos". "Ideais para comer com os dedos", estão em todos os feeds das redes sociais.
É a nova trend entre os portugueses.

São doces, têm uma textura pegajosa e são recheados com gelado (que pode ter vários sabores). Os mochi são uma especialidade da cozinha japonesa e podem ser encontrados em vários restaurantes asiáticos de Lisboa. Nos últimos tempos, porém, invadiram as casas de milhares de portugueses. E não falamos de mochi pedidos nas palataformas de delivery.  Estão à venda na Mercadona e são recheados com gelado de sabor a coco.

A história é fácil de contar: os pequenos doces chegaram discretamente às lojas da cadeia espanhola no verão de 2019 e, agora tornaram-se virais nas redes sociais. “São vendidas cerca de 20 mil unidades todos os meses”, revela a marca. Mas, afinal, o que têm de especial?

O segredo, garantem os responsáveis da retalhista à NiT, está na combinação de diferentes texturas e sabores. “É uma sobremesa fácil de comer, sem a necessidade de colheres. São ideais para comer com os dedos, uma autêntica receita finger food“, começam por explicar.

Estes bolinhos são feitos com uma delicada massa de arroz e recheados com gelado cremoso. Quem os come, garante que “são tão fofos que parecem pedaços de nuvem que se dissolvem na boca”. E, sim, para muitos TikTokers da geração Z, são a guloseima do momento. Nem o facto de serem pegajosos e ficarem colados aos dentes os demovem de comer caixas inteiras de uma vez — em frente às câmaras, claro.

Como já aconteceu com outras sobremesas da Mercadona, o hype em torno destes mochi nasceu no TikTok. Os vídeos com provas e avaliações multiplicam-se na rede social e não se tem falado de outra coisa. Muitos até afirmam ser melhores do que aqueles que se comem nos restaurantes asiáticos. “É como se tivessem sido feitos por um  verdadeiro chef pasteleiro japonês”, dizem.

Na verdade, a receita foi criada pela Hacendado, a marca alimentar da ratalhista espanhola. “É elaborada com uma massa suave de arroz, conhecida como arroz glutinoso, recheada de gelado e borrifado com amido. No caso do Mochi de Coco o recheio é de gelado de leite de coco”, continua a explicar a insígnia. Mas há mais sabores além deste. No momento em que o produto foi lançado, surgiu logo com duas opções de sabor: coco e manga. Um ano depois, à tradicional sobremesa japonesa foi adicionado o gosto a pistácio (que já não é vendido).

Estão à venda em embalagens de seis unidades por 3,30€.

“Tem mesmo uma grande aceitação, principalmente com a chegada do bom tempo. Todos querem comer este miminho refrescante e exótico.” Sabemos que é difícil resistir-lhe, mas é melhor não fazer como muitos TikTokers e comer uma caixa sozinho: por cada 100 gramas estará a ingerir 250 calorias; 6,3 gramas de gorduras; 45,8 gramas de hidratos de carbono, 35,5 dos quais açúcares; 2,2 gramas de proteína e apenas 0,4 grama de fibra.

Se tivermos em conta que cada embalagem leva seis mochi (com 35 gramas cada), feitas as contas, por cada embalagem consumirá cerca de 525 calorias — o valor recomendado para uma refeição completa (almoço ou jantar).

Os mochi estão à venda em todas as lojas da marca, na secção de gelados e cada caixa custa 3,30€. A insígnia deixa o aviso: “Deixe-os repousar um pouco fora do congelador. Para aproveitar em pleno o irresistível sabor de um destes bolinhos gelados aconselhamos a retirá-los do frio dois a três minutos antes de os consumir. Não seja impaciente. Após esse tempo mínimo de repouso ficam no ponto.” Não deve colocar os mochi no frigorífico porque irão ficar deformados e húmidos.

No fundo, este é apenas mais um dos produtos da retalhista espanhola que se tornaram fenómenos de vendas através do passa-palavra. E, como tem sido habitual, quando se cruzarem com a sobremesa — e os elogios que o acompanham nas redes sociais — muitos portugueses vão fazer uma espécie de peregrinação à loja mais próxima (que até pode ser a dezenas de quilómetros). Afinal, todos a querem provar.

No final de 2022, a Mercadona partilhou a sua intenção de abrir mais 10 supermercados em território nacional — nos distritos de Braga, Porto, Lisboa e Coimbra —, continuando assim o processo de expansão da marca que já conta 39 lojas espalhadas pelo País. Aproveite para ler este artigo da NiT e saiba onde vão ficar. Descubra ainda o detergente da Mercadona que praticamente todos os portugueses têm em casa — compram 1.700 embalagens por dia.

Carregue na galeria e conheça outros dos produtos mais vendidos nas lojas da cadeia espanhola em Portugal.

ver galeria

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT