“Para o viajante que chega por mar, Lisboa, vista assim de longe, ergue-se como uma bela visão de sonho.” As palavras são de Fernando Pessoa e continuam a descrever, com uma precisão quase poética, a cidade onde passou grande parte da vida. Lisboa, por sua vez, retribui com homenagens espalhadas por vários recantos.
A mais recente está escondida atrás de uma pastelaria. Chama-se The Secret Poet’s Society e é um bar secreto onde se servem cocktails com nomes de poemas, heterónimos e versos do escritor. O acesso faz-se pela pastelaria Natas do Carmo, de Miguel Júdice, que também é um dos sócios do projeto. Toca-se à campainha e aguarda-se que abram a porta. De uma das janelas vê-se uma das casas onde Fernando Pessoa viveu e foi esse detalhe que inspirou o conceito. O bar abriu em maio do ano passado.
O The Secret Poet’s Society é uma das novidades que surgiram recentemente no centro da cidade. Mas não está sozinho. Entre os Restauradores e o alto do Chiado, ainda há espaços por descobrir. Os lisboetas conhecem as ruas, os atalhos, os clássicos. Mas numa cidade em constante mudança, há sempre algo novo a espreitar.
Um dos mais falados é o Broto, de Pedro Pena Bastos. O chef despediu-se do fine dining quando saiu do CURA, no Hotel Ritz, em fevereiro, e decidiu voltar a comandar uma cozinha a solo. Em agosto, anunciou a abertura do novo restaurante no Chiado, com uma mesa comunitária e uma carta focada em produtos locais, tratados com a leveza de uma casa portuguesa.
O Broto fica no número 20 do Largo Rafael Bordalo Pinheiro e nasceu do desejo antigo de criar uma “cozinha mais elástica, flexível, com capacidade para chegar a mais pessoas”. “Queria criar um conceito que explorasse um lado contemporâneo, com uma vertente gastronómica sempre bastante elevada e com algum refinamento, mas sem as amarras do fine dining, de forma a também conseguirmos explorar a nossa proposta de uma forma flexível, dinâmica, com muitos produtos de época, que chegam de pequenos produtores. É um espaço que surge de uma vontade com muitos anos.”
Na Baixa, umas ruas mais abaixo, o legado dos mafiosos dos filmes “Capone”, “O Padrinho” e “Goodfellas” inspira o The Mob, o novo restaurante da Rua do Jardim do Regedor. Abriu onde antes funcionava a Casa do Regedor e aposta em vários clássicos da cozinha portuguesa.
A poucos metros dali, surgiram os Taste Invaders. Os hambúrgueres e sandes da marca chegaram a um novo espaço perto do Coliseu dos Recreios. Para os fãs, esta mudança não foi propriamente uma surpresa. “Desde que abrimos a primeira Taste Invaders que o nosso objetivo era crescer. Sabíamos que havia potencial e os nossos clientes comprovaram-no. Este segundo espaço surgiu muito naturalmente”, conta João Batista, um dos sócios.
A localização não foi escolhida ao acaso. Está no coração da cidade e a poucos passos de uma das salas de espetáculos mais conhecidas de Lisboa. Mas não são os únicos a apostar nesta zona.
Carregue nas setas abaixo para descobrir 10 novos restaurantes e bares que abriram entre a Baixa e o Chiado nos últimos meses.

LET'S ROCK






