Restaurantes

120 restaurantes do Alentejo vão servir todas as receitas de borrego

Trata-se da Terceira Quinzena Gastronómica, um evento que acontece em Sousel, considerada a "capital" do ovino.
O ensopado fará parte dos menus.

Para muitos, a Páscoa pode ser sinónimo de cabrito à mesa. Mas no Alentejo, o borrego é sem dúvida o grande protagonista. Trata-se da cria da ovelha antes de atingir a idade de cordeiro, portanto, um animal com menos de um ano. Seja assado no forno “à padeiro”, um tradicional ensopado ou um carré tenro e macio, na Terceira Quinzena Gastronómica vai poder provar estas e muitas outras receitas típicas da região.

O evento acontece de 24 de março a 7 de abril, no distrito de Portalegre, mais concretamente naquela que se apelida de “Capital do Borrego”. A iniciativa organizada pela Câmara Municipal de Sousel promete, uma vez mais, pratos preparados por mais de 120 restaurantes aderentes. A ideia é simples e saborosa: basta escolher um (ou mais) dos espaços participantes e experimentar o menu repleto de muitos anos de sabedoria e prática local.

Neste caso, os ovinos são da raça Merino Branco, que têm vindo a ser criados, ao longo do séculos, “de forma tradicional, extensiva, em harmonia com os montados, pastagens e culturas cerealíferas da região – uma prática que subsiste, praticamente inalterada, até aos nossos dias”, lê-se no site da iniciativa.

Se não sabe por onde começar, pode verificar a extensa lista de restaurantes aderentes online, como A Adega, A Alentejana, As Três Marias, o Bilé, o Fago, entre muitos outros.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT