Restaurantes

21 restaurantes vão ter menus especiais para a Semana da Cozinha Italiana

Sergio Crivelli, Il Ristorantino, Muti, Cantina Bellaciao, Come Prima e Il Matriciano são alguns dos espaços aderentes.
Fotografia: Instagram Muti.

Até ao próximo domingo, 20 de novembro, mais de duas dezenas de restaurantes, que se espalham por Braga, Matosinhos, Porto, Coimbra, Castelo Branco, Lisboa, Sines, Aljezur e Portimão, contam com menus especiais para celebrar a Semana da Cozinha Italiana, iniciativa que coloca todas as atenções numa das mais admiradas gastronomias do mundo.

Contar com um chef qualificado e pelo menos um funcionário que fale italiano, assim como dispor de uma carta em que os pratos e vinhos italianos ultrapassem, em 50 e 30 por cento, respetivamente, o número total disponível, são algumas das características dos espaços envolvidos na comemoração. Entre estes, encontra casas reconhecidas como Muti, Sergio Crivelli e Il Ristorantino, em Matosinhos, Muti, no Porto, Cantina Bellaciao, Come Prima e Il Matriciano, em Lisboa.

“Convivência, Sustentabilidade e Inovação: os ingredientes da cozinha italiana para a saúde das pessoas e a proteção do planeta” é o tema desta sétima edição, cujo programa prevê atividades como provas de vinhos destinadas a profissionais do setor e o lançamento do Concurso de Jovens Sommeliers. Neste caso, os vencedores ganham direito a um estágio em Itália.

A exibição de “Wine Roads” (dia 15, às 16h30), documentário que leva o público numa viagem pelas ciclovias que percorrem a rota do vinho na região do Alto Adige, mostrando produtos locais, tradições e paisagens daquela região, é outros dos pontos altos do festival. Apesar de gratuita, a entrada está sujeita à lotação da sala destinada para o efeito na Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril.

No dia 16, no mesmo local mas às 16 horas, tem lugar um webinar que “promove a reflexão em torno das tendências sustentáveis no consumo alimentar, os últimos desenvolvimentos no debate europeu sobre nutrição e rotulagem na frente da embalagem”. O evento também é gratuito, porém, exige inscrição. Todos os detalhes estão disponíveis no site da iniciativa.

Carregue na galeria para conhecer os restaurantes italianos que abriram nos últimos meses em cidades como Porto, Lisboa, Almancil e Santa Maria da Feira.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT