Restaurantes

4 chefs Michelin preparam “experiência gastronómica galáctica” no Porto. Custa 290€

A celebração de 100 anos dos hotéis Maison Albar faz-se com a refeição tão monumental como o edifício onde vai realizar-se.
Um jantar único.

A história do grupo Maison Albar Hotels (MAH) começou a ser escrita em 1923 com Odette e René Albar, com a abertura do primeiro hotel do casal, em Paris. A tradição hospitaleira da família é atualmente assegurada pela quarta geração — e celebra este ano a herança centenária.

Como forma de assinalar os 100 anos da fundação do negócio, Julien Montbabut, o chef com estrela Michelin responsável pela cozinha do Le Monumental Palace, no Porto (um dos hóteis do grupo MAH), organiza um jantar único. Será uma “experiência gastronómica galáctica”, promete.

O menu servido esta quinta-feira, 19 de outubro, a partir das 19 horas, será preparado por quatro chefs que prometem uma “viagem gastronómica memorável, que junta aos sabores portugueses a técnica e conhecimento da cozinha francesa”.

Alexandre Silva, Rui Silvestre e, vindo de França, Victor Mercier (todos estrelados) vão juntar-se a Montbabut na cozinha. “É com muita honra e entusiasmo, que recebo três colegas de profissão que admiro”, acrescenta.

A aventura gastronómica irá percorrer o País de norte a sul e cada chef apresentará dois pratos da sua autoria com objetivos diferentes. O anfitrião da cozinha ficará encarregue dos sabores fortes que remetem para as tradições da região norte, enquanto os outros dois chefs portugueses estarão responsáveis pela diversidade do centro e a frescura do sul. Victor Mercier irá contribuir com o know-how da cultura francesa.

“Quisemos fazer algo diferente, mas que se relacionasse com a identidade do Le Monument, muita ligada às memórias e experiências que tive nas minhas viagens por todo o território português, e daqui nasceu o conceito”, explica Montbabut.

O “Monumental Dinner” está marcado para as 19 horas, com uma apresentação na biblioteca do hotel sobre os chefs convidados. O evento segue às 19h45 para o restaurante, onde pode saborear oito pratos harmonizados com vinhos da Quinta do Noval. A experiência tem um custo de 290€ por pessoa, e ainda pode fazer a sua reserva através do contacto telefónico 22 7662 413 ou pela aplicação The Fork.

 

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT