Chegar ao restaurante, sentar e pedir uma cerveja com um croquete ou um rissol é uma das grandes maravilhas da nossa tradição à mesa. Por vezes, até nos basta um bom pão com manteiga para servir de entrada, acompanhado por uma das bebidas favoritas dos portugueses — sobretudo durante os dias mais quentes.
De origem belga, a Stella Artois não perdeu essa oportunidade. Este verão, aposta neste momento inicial das refeições. De norte a sul do País, há 40 spots onde pode pedir uma entrada acompanhada de uma lager desta marca com mais de 600 anos de tradição.
Mas nem todos estes locais da lista são bares e restaurantes. A insígnia tem acompanhado o crescimento exponencial do padel em Portugal, por isso tornou-se parceira de 12 clubes, entre os quais 88 Padel e Off Padel. Com uma forte componente de convívio, os praticantes deste desporto podem assim terminar os seus jogos amigáveis com um petisco e uma Stella Artois.
Já numa onda diferente e a pensar nas férias, nada como estar bem junto ao mar em Odeceixe, na esplanada do Kiosk Agapito, durante o pôr do sol, com um pastel de bacalhau ou chamuça e uma destas cervejas. Não muito longe, em Aljezur, os fãs de carne podem preparar-se para um jantar especial o Altura Steak House, onde a Stella Artois é perfeita para começar a noite, talvez a acompanhar um choco frito.
Do peixe aos modernos hambúrgueres, passando, claro, pelas saladas típicas desta época, são sete os restaurantes que pode explorar pela costa algarvia nesta iniciativa da Stella Artois. Numa onda diferente, no Playa, em Olhão, pode encontrar uma variedade de tacos, ceviches e cortes de carne para uma experiência mais internacional com uma fantástica vista para as ilhas.
Um pouco mais acima, no Alentejo, não faltam sítios onde pode comer bem — que tanto podem ser espaços típicos ou modernos. A Taberna O Ministro, em Campo Maior, o Páteo e o Recanto, em Évora, ou o Larau, em Estremoz, são alguns dos exemplos que têm esta combinação com uma cerveja descrita pela marca como “sofisticada, equilibrada e marcante”.
Por outro lado, se quiser fugir da comida tradicional, saiba que a Stella Artois também se juntou a um restaurante de sushi em pleno Alentejo. Pode encontrar esta campanha no Gui Sushi Art, em Évora.
Já no Alentejo litoral, apesar da vasta oferta de peixe, não faltam também boas opções de carne. O Villa Steakhouse, em Vila Nova de Mil Fontes, é uma boa sugestão onde não pode perder a combinação dos melhores cortes com uma Stella Artois bem fresca.
O peixe, o choco e o marisco fazem as mesas em Setúbal, por isso não será difícil encontrar boas entradas para juntar a uma Stella Artois e começar uma refeição da melhor forma. Estas combinações podem ser encontradas este verão em espaços como na Cervejaria Marisqueira Modesto ou no restaurante Grelhador Mor. Mas para quem procura neste distrito uma experiência diferente, o Sem Horas oferece uma vibe de bar speakeasy mais sofisticado e moderno, para uma refeição original.
Na Grande Lisboa impera a diversidade. Claro que a patanisca, o croquete e o rissol podem ser encontrados em muitos dos locais mais típicos, mas nos espaços recentes impera a inovação naquilo que é levado até à mesa. No Frigideira a diferença é notória. Em vez de um pão com manteiga, talvez beba uma lager belga com pão de queijo, visto que este é um espaço dedicado à cozinha brasileira, localizado em Oeiras.
E se nos três spots do Santo Graal os hambúrgueres são o destaque, nos bares do Canil é mesmo a cerveja quem reina. Entre tantas opções, a Stella Artois vai sempre fazer o match perfeito neste verão.
Do centro ao norte do País, não faltam também sítios por explorar. Desde a mistura da gastronomia portuguesa e angolana da Tasquinha da Mitas, em Tomar, aos petiscos do Tibino na Foz do Arelho, passando pelo restaurante Cávado em pleno Parque Natural do Gerês, existem dezenas de sabores distintos que acompanham bem com esta cerveja.
Se nunca ouviu falar de tralheira, pare tudo e siga para o Porto. Este é um dos petiscos que poderá descobrir no restaurante Maria Morcona. E quem disse que a cerveja não vai bem com um brunch, é porque tem de conhecer o conceito na Maz House. Além destes dois locais, é possível encontrar esta combinação de entrada com um Stella Artois nos Europa Food & Drinks, de Vila do Conde, e no Cais, de Vila Nova de Gaia. E só a 40 minutos de distância do Porto, o 48 & Pico vale a viagem para provar os seus vários petiscos, todos eles ótimas combinações com esta cerveja.
Já bem a norte, mais concretamente em Viana do Castelo, há opções para quem gosta da comida típica mas também para quem procura sabores internacionais. Na Ammaros 47 poderá explorar todo o menu de pizzas à disposição.
Claro que a ilha da Madeira não ficou de fora deste roteiro. Até porque em Portugal inteiro ninguém aprecia mais um “dentinho” — que é como os madeirenses chamam a um petisco que acompanha uma bebida alcoólica. No Lily’s, com uma fantástica vista sobre Machico, reinam sabores locais, como o atum e outros peixes. Já no Jin Garden, a vista do rooftop para o Funchal não tira destaque aos petiscos com influência asiática que ali pode acompanhar com uma cerveja ao pôr do sol. Ou a qualquer hora do dia, em boa verdade.
Carregue na galeria para ver alguns dos petiscos que pode encontrar nos restaurantes aderentes à iniciativa da Stella Artois de norte a sul do País.