restaurantes

6 espaços em Lisboa onde pode festejar o Santo António (de forma legal)

As entradas estão limitadas, por isso não vai haver grandes enchentes. Porém, pode contar com música e petiscos a acompanhar.
Há festas que duram durante todo o mês. Foto de Monsantos Open Air.

Por estes dias, era normal já estar a fazer uma espécie de mealheiro para a noite de Santo António. Tudo em nome das bifanas, cerveja e copos de sangria que iria pedir nas várias bancas dos típicos bairros de Lisboa. Este ano, tal como em 2020, a pandemia não permite grandes festas, mas ainda assim há espaços que vão ter uma programação especial, com direito aos petiscos tradicionais.

Claro que não vai haver grandes enchentes, nem aqueles 100 metros de filas até às casas de banho. Nestes espaços, a lotação é limitada e na maioria deles é necessário fazer reserva para entrar. Apesar de não serem arraiais com tudo o que a palavra significa, sempre dá para ter um cheirinho a Santo António.

O Monsantos Open Air dedicou toda a primeira quinzena de junho aos Santos Populares. Os vários lugares de refeições são todos ao ar livre e o palco montado no relvado tem permitido a realização de eventos culturais. Nestes primeiros dias de junho já passaram por lá nomes como Toy e Emanuel. Para este sábado, 12 de junho, haverá mais música popular e sempre com sardinhas assadas a acompanhar.

Noutra ponta da cidade, em Alfama, o hotel Memmo vai ter arraiais até ao final de junho, sempre aos sábados. O espaço fica bem perto do loca onde todos os anos se juntavam centenas de pessoas. Aqui só há lugar para 60 em cada uma das noites. E sempre com marcação prévia.

Os tradicionais pratos da época surgem também reinventados. Tem, por exemplo, pastéis de massa tenra com pezinhos de coentrada e caracóis, sandes de entremeada com a barriga de porco cozinhada a baixa temperatura e sardinhas em pão brioche.

Carregue na galeria para conhecer então os seis espaços com eventos especiais nesta noite de Santo António.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT