Existem diversas formas de ofender o paladar de um italiano. Se fôssemos elaborar uma lista, a primeira posição poderia ser ocupada por uma carbonara com natas, enquanto a última poderia incluir copos de vinho com gelo. Contudo, nenhum ato causa tanta indignação quanto a adição de ananás a uma pizza.
Gino Sorbillo decidiu avaliar a reação dos seus compatriotas ao colocar pedaços de fruta numa clássica Margherita. Acrescentou a nova receita ao menu do seu restaurante, o Via dei Tribunali, e acabou por ser alvo de críticas severas.
Em Espanha, a Domino’s chegou a realizar uma votação para determinar se deveria continuar a incluir esse ingrediente nas suas pizzas. No entanto, em Portugal, tal medida não foi necessária. Segundo a cadeia de fast food, o ananás é o ingrediente extra mais requisitado.
Além da Domino’s, várias pizzarias artesanais também aderiram à tendência de colocar fruta nas pizzas. A explicação é simples: os portugueses apreciam esta combinação. Se é um dos que defende que o contraste entre o doce e o salgado é “a melhor combinação de sempre”, continue a ler para descobrir onde pode deliciar-se com esta mistura inusitada, que desagrada aos italianos.
O Lupita é um dos espaços que se atreve a essa ousadia. Esta pequena pizzaria, situada no Cais do Sodré, prepara uma massa que fermenta durante várias horas e as pizzas são assadas à vista dos clientes. Aqui utilizam ananás dos Açores, que é grelhado durante alguns minutos para realçar o seu sabor caramelizado. O fruto é levado ao forno com a casca e, posteriormente, cortado em pedaços menores antes de ser colocado sobre a pizza.
A Luzzo, também tem a sua própria versão. Contudo, não se limitam a adicionar o ananás sobre a base da pizza. Optam por caramelizá-lo, intensificando o sabor em cada fatia. A pizza da casa, que se chama precisamente Luzzo, combina ainda cogumelos Portobello assados e bacon crocante.
Na pizzaria mais popular da cidade, a Jezzus, também se encontra esta receita. Neste caso, a pizza não leva quatro, mas sim cinco queijos (14€) — e ananás. Os pizzaiolos adicionam a “semente da discórdia” à Judas dos Açores (16€), que inclui mozzarella fior di latte, chouriço de porco preto, parmesão curado por 24 meses e pesto de coentros.
E estas não são as únicas pizzarias em Lisboa que seriam vistas com maus olhos pelos italianos.
Carregue na galeria para conhecer sete restaurantes onde pode pedir pizza com ananás.