Restaurantes

A Festa do Tomate Coração de Boi celebra-se à mesa de 18 restaurantes do Douro

O evento inclui o concurso que elege o melhor destes frutos da temporada e provas de várias especialidades com este ingrediente.
Proposta do Pickes, restaurante do Six Senses Douro Valley.

No mês de agosto, o grande protagonista do Douro é o tomate coração de boi, que tem sempre direito a um festival. Para alegria dos entusiastas deste fruto carnudo e sumarento, 2022 não é exceção e a festa já arrancou. A celebração faz-se à mesa de 18 restaurantes da região, que incluíram nos seus menus propostas especiais que não vai querer deixar de provar.

Uma sobremesa à base deste tomate, queijo de cabra e morango é o que pode apreciar, por exemplo, no restaurante Pickes, do hotel Six Senses Douro Valley, em Lamego, nota a “Evasões”. Outros espaços utilizam este ingrediente único em sopas frias, tártaros, açordas, arrozes e pizzas. Há também quem só o sirva temperado com azeite e flor de sal, uma opção simples mas nem por isso menos saborosa.

Na sétima edição da Festa do Tomate Coração de Boi do Douro, celebra-se ainda o regresso do concurso que premeia o melhor tomate da temporada, após dois anos de pausa devido à pandemia de Covid-19. A competição, agendada para 26 de agosto, acontece na Quinta de Nápoles, da vinícola Niepoort, e torna a reunir um júri de especialistas composto por chefs de cozinha de referência, enólogos, jornalistas e outros atores na área gastronómica.

Dia 27, conte com provas de tomates, flor de sal e azeite na capela barroca da aldeia de Arroios, em Vila Real. O mercado de tomate coração de boi arranca às 17h30. Carregue na galeria para conhecer algumas receitas rápidas e fáceis de preparar onde este fruto é um ingrediente chave.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT