Frango assado, no churrasco ou na brasa. A forma como cada um se refere a este prato típico da cozinha nacional, que é um fenómeno de popularidade durante todo o ano, pode variar. A única certeza é que quase todas as semanas, algures em Portugal, está a abrir mais uma churrasqueira.
A ligação da especialidade ao País começou ainda na Era dos Descobrimentos, quando os portugueses estabeleceram colónia em Moçambique e descobriram várias especiarias, incluindo um molho picante, conhecido como piripiri ou peri-peri, dependendo da localização. Algum tempo depois, este condimento passou a ser utilizado em vários pratos tradicionais, como — claro está — o frango.
E se este prato é um sucesso de norte a sul do País, em Lisboa, por exemplo, há dezenas de bons restaurantes para comer frango por lá ou para pedir e levar para casa. Por isso mesmo, a redação da NiT fez uma pré-seleção de espaços míticos na cidade e que costumam ter filas enormes de clientes à porta — sempre com aquele cheio tão característico.
Participe na votação da NiT, que começa esta segunda-feira, 6 de fevereiro, e que termina no dia 13. Sabemos que é um tema polémico e que costuma provocar um debate aceso, mas este artigo é, de facto, serviço público.