Restaurantes

A semana gastronómica que celebra o gaspacho e a tomatada está de volta à Vidigueira

A Oficina do Gaspacho, onde vai aprender a confecionar esta especialidade à moda do Alentejo, é um dos pontos altos do evento.
Há muito para experimentar.

Gaspacho com peixe, carapaus ou choco frito, assim como tomatada com ovos escalfados, enchidos ou plumas de porco preto grelhadas são algumas das iguarias que vai poder provar, até 21 de agosto, na Semana Gastronómica do Gaspacho e da Tomatada.

A Vidigueira, concelho do distrito de Beja, serve de cenário à iniciativa, que se celebra à mesa de sete restaurantes locais. São eles A Cascata, O Trilho, Azenha da Aldeia, Quetzal, Ribafreixo, Tia Jacinta e 100 Moengas. As ementas de cada espaço para estes dias estão disponíveis online.

Mais do que apreciar estes pratos típicos bem confecionados com produtos locais, os interessados podem ainda participar na Oficina do Gaspacho, que terá lugar no Centro do Património e Turismo de Vidigueira e vai ensinar “a confecionar um gaspacho à moda do Alentejo, pelas mãos sábias da Dona Céu”, adianta a autarquia.

O convite é para que vá “meter a mão no pão e almoce em boa companhia. A refeição será regada com vinho de talha do Centro Interpretativo do Vinho de Talha”. O evento está marcado para as 11 horas de dia 20. Pode fazer já a sua reserva através de email para posto.turismo@nullcm-vidigueira.pt ou 284 437 410. Também dia 20, ao jantar, haverá música ao vivo no 100 Moengas.

Leia ainda sobre o melhor gaspacho do Alentejo, que se come no Redondo, mais concretamente no Restaurante Serra d’Ossa, um estabelecimento familiar, acolhedor e tipicamente alentejano. Fica em Évora. Carregue na galeria para conhecer o espaço e pratos que serve.

ver galeria

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT