Restaurantes

A sopa da pedra de Almeirim foi considerada Especialidade Tradicional Garantida pela UE

É a segunda preparação alimentar nacional a receber esta honra. A primeiro foi o bacalhau de cura tradicional portuguesa.
Uma importante nomeação para a sopa.

A sopa da pedra de Almeirim recebeu esta segunda-feira, 20 de junho, o estatuto de Especialidade Tradicional Garantida da União Europeia (UE). A classificação foi publicada no jornal oficial da UE.

“Este é o resultado de muitos anos de trabalho. Temos aqui a garantia que, no futuro, quem quiser provar a verdadeira, a única sopa da pedra, tem de vir a Almeirim. É aqui que estão os produtos de excelência, e é aqui que se cumpre um caderno de especificações ancestral”, afirmou Pedro Ribeiro, presidente da Câmara Municipal de Almeirim, em comunicado.

Segundo o documento da UE, a sopa “resulta de um modo de produção, transformação ou composição que corresponde a uma prática tradicional para esse produto ou género alimentício.”

Esta nomeação faz com que a sopa da pedra fique protegida pela União Europeia contra a falsificação e utilização indevida. É a segunda preparação alimentar de Portugal a receber esta honra, ao lado do bacalhau de cura tradicional portuguesa.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT