Restaurantes

Afinal, onde se come o melhor pastel de bacalhau de Lisboa?

Com ou sem queijo, mais ou menos massudo. Fizemos uma seleção dos mais elogiados — só tem de escolher o seu favorito.
A decisão é sua.

Se houvesse um concurso para premiar o petisco mais português de Portugal, o primeiro lugar do pódio facilmente seria ocupado pelo pastel de bacalhau. Saborosos e tradicionais são comidos todo o ano — mas encontrá-los à venda nos cafés e restaurantes já foi mais fácil.

Claro que também fazem parte das refeições caseiras de milhares de portugueses, acompanhados com arroz de tomate ou por uma simples salada de alface. Contudo, e ao contrário do que acontece com as pataniscas, que são encontradas sem grande dificuldade, com estes já não é bem assim.

Ainda assim, é um dos salgados mais populares à mesa dos portugueses, até porque o bacalhau é o principal ingrediente. Tem tanto sucesso que, além da sua versão mais tradicional, já existem dezenas de receitas alternativas, incluindo uma com recheio de queijo da Serra — cortesia da Casa Portuguesa do Pastel de Bacalhau, que fica no número 106 da Rua Augusta, em Lisboa, ou do Campo dos Mártires da Pátria (número 108), no Porto.

Em Lisboa, é conhecido como pastel de bacalhau, mas no norte do País é um bolinho de bacalhau. Qualquer que seja o nome, a primeira versão surgiu em 1841, no livro “Arte do Cozinheiro e do Copeiro”. Foi criada pelo Visconde de Vilarinho de São Romão, mas não corresponde ao prato que comemos atualmente. Depois, em 1876, foi João da Mata em “Arte de Cozinha” que preparou uns semelhantes aos nossos. No entanto, utilizava queijo e eram cozidos no forno.

Foi, então, em 1904 que Carlos Bandeira de Melo, sob o pseudónimo Carlos Bento da Maia, criou o pastel de bacalhau como o conhecemos agora, e partilhou-o no seu livro “Tratado de Cozinha e Copa”. Como não foi exato quanto às medidas dos ingredientes, foram surgindo muitas variações, baseando-se sempre nessa.

Os elementos, esses, são os mesmos que ainda hoje se utilizam nas casas portuguesas: bacalhau, batatas cozidas, salsa, leite, ovos, sal e pimenta. Mas, claro, que cada uma tem o seu segredo. Afinal, todas querem ter o título de “melhor pastel de bacalhau”. Se há rivalidade que move o País, é mesmo esta.

A cozinha nacional, repleta de pratos incontornáveis, também costuma dar azo a debates acessos, sobretudo quando o tema são estas bolinhas fritas de peixe. Mais ou menos massudas, fritas em óleo ou azeite, salgadas ou equilibradas: certo é que cada fã desta especialidade tem uma casa com a sua receita favorita. E algumas delas estão em Lisboa.

Para acabar com as dúvidas, a NiT organizou uma votação que quer decidir, de uma vez por todas, qual o restaurante na capital com os melhores pastéis de bacalhau. Entre espaços recentes e mais antigos, existem nove sítios por onde escolher.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT