Depois de João Rodrigues, Henrique Sá Pessoa e Poul Andrias Ziska, o chef Alexandre Silva abre a cozinha do Loco, um “fine-dining disruptivo” que encontra na Rua dos Navegantes desde 2015, a Alex Atala.
O consagrado cozinheiro brasileiro, proprietário do restaurante D.O.M, em São Paulo, com o qual conquistou duas estrelas Michelin, une-se ao português para um dos jantares especiais pensados para celebrar o sétimo aniversário do Loco. Um lugar à mesa do evento, agendado para 29 de março, custa 300€, um valor que inclui pairing de vinhos.
Como é habitual no projeto de Silva, que apresenta uma cozinha de autor renovada a cada microestação — respeitando os ciclos da natureza e os seus produtos, sempre nacionais e biológicos, com uma ligação direta aos pequenos produtores —, o menu apenas é revelado na hora. A reserva, de caráter obrigatório, deve ser feita através do número 213 951 861 ou do email loco.reservas@nullalexandresilva.pt.
“Estes sete anos do Loco são um marco na minha carreira e na minha vida pessoal. Representam a maturação de um projeto que exprime a minha essência na cozinha, com espaço para inovar e apresentar conceitos diferentes, onde me proponho a desafiar os meus limites e as expetativas dos clientes”, diz Silva, natural de Abrigada, uma aldeia em Alenquer, sobre a efeméride.
O profissional escolheu enveredar pela área da restauração aos 18 anos. Antes de se estrear como chef-executivo do restaurante Bocca, no qual trabalhou de 2007 a 2012, estudou Cozinha, Pastelaria e Gestão de F&B na Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa, e Gastronomia Molecular no Instituto Superior de Agronomia.
Em 2014, após uma passagem pelo Alentejo, regressou à capital e criou a própria empresa. Inaugurou então, no Time Out Market, o espaço Alexandre Silva. Um ano depois, abriu o Loco, um conceito que define como “ousado e criativo” e tem apenas 24 lugares. Em 2017, conquistou a primeira estrela Michelin
Sete anos depois da abertura, o Loco continua a distinguir-se pelo inesperado, ao ser “um refúgio para quem a gastronomia vai além do que se serve num prato”, garante o chef.
Carregue na galeria para conhecer o espaço, bem como algumas das sugestões servidas no restaurante da Estrela.