Restaurantes

Alguns dos maiores chefs mundiais vêm a Portugal cozinhar n’OTalho com Kiko Martins

"Em ano de festa, convidam-se os amigos para celebrar." O Talho faz 10 anos e vai receber convidados de todo o lado.
Imperdível.

O chef Kiko Martins inaugurou O Talho há 10 anos, para mudar a forma como os lisboetas (e não só) consumiam carne. O espaço, metade talho, metade restaurante, apostou nas melhores carnes e nos cortes mais nobres de todo o mundo.

Uma década depois, o espaço continua a assumir-se como uma referência para os amantes de carne. Ali, mais do que preparar 40 a 50 refeições por dia, trabalha-se a matéria-prima para os restantes restaurantes do chef. Agora, irá também receber uma série de Crossover Dinners. Para celebrar o 10.º aniversário, o Kiko Martins partilhará a cozinha e o menu com um chef amigo. Ambos terão o mesmo desafio: “saltarem fronteiras gastronómicas e unirem-se naquilo que os separa”, contam os responsáveis.

“Viajar é um dos grandes estímulos criativos do meu trabalho, onde encontro novos cheiros, texturas, cores e sabores. Gosto do cruzamento de culturas e da fusão de cozinhas. E houve um momento em que pensei: ‘E se em vez de ser eu a viajar, pudesse partilhar essa aventura à mesa?’ Os Crossover Dinners nascem da minha vontade de vos dar a conhecer o trabalho de pessoas que admiro, de chefs de diferentes nacionalidades e culturas. Vamos cozinhar juntos n’O Talho, dando a provar combinações de sabores únicos, em jantares irrepetíveis”, explica o chef.

O primeiro convidado a juntar-se a Kiko Martins será Andy Beynon, do restaurante Behind, situado em Hackney, Londres. “Um exemplo de estoicidade”, já que apesar de encerramentos sucessivos devido à pandemia do COVID 19, ganhou a primeira estrela Michelin em 2021. Com uma ementa “virada para o peixe (mas sem fundamentalismos)”, apostamos que será interessante observar — e provar — como será feita a aproximação à carne d’O Talho.

Os 32 privilegiados (210€ por pessoa) que se sentarem à mesa d’O Talho no dia 23 de maio podem ter três certezas. “Primeira: uma refeição memorável, servida pelas quatro mãos de dois chefs que, acima de tudo respeitam o produto e amam criar boa comida. Segunda: uma harmonização inesperada com vinhos raros que será, só por si, surpreendente. Terceira: a participação num momento único e inspirador, que ficará com cada um dos presentes muito após ter sido servido o último prato.”

O segundo Crossover Dinner trará para a mesa pratos pensado pelo brasileiro Rodrigo Oliveira, do restaurante Mocotó, (São Paulo).

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT