Restaurantes

ALMA: o restaurante de Henrique Sá Pessoa tem um novo menu que vai de Costa a Costa

Uma nova proposta de carta com criações inovadoras com os melhores peixes e mariscos da costa portuguesa.
Sobremesa Mar e Citrinos.

Para preparar esta temporada de sol e calor, o restaurante com duas estrelas Michelin, de Henrique Sá Pessoa, vai renovar o seu menu Costa a Costa. Com o principal objetivo de valorizar a riqueza de peixe e marisco proveniente do nosso mar, esta carta singular vai permitir uma nova (e única) experiência de sabores.

Após meses de experiências em conjunto com a sua equipa, o reconhecido chef apresenta várias propostas diferenciadoras, com o melhor da costa portuguesa. Segundo Henrique Sá Pessoa, “este menu permite uma maior liberdade criativa, ainda que haja uma grande inspiração na cozinha tradicional”, acrescentando que o foco é “trabalhar combinações aparentemente óbvias, mas que aqui tentamos elevar a um patamar diferente em termos de complexidade”.

E se quer tanto como nós saber o que lhe espera com esta renovação, as novidades começam, por exemplo, nos amuse bouches, onde se destaca a tapioca de beterraba com pickle de couve roxa e queijo da ilha; o porco piripiri, com pele de porco insuflada, maionese de mel e malagueta e aparas de porco; a cavala, dashi e pickle de cogumelos; e a feijoada de lulas.

O chef Henrique Sá Pessoa.

Nas entradas, vai poder provar uma nova (e mais leve) versão da caldeirada de peixe e marisco, com um caldo clarificado com gamba da costa, percebes e lingueirão, e também um prato especial com carabineiro e acompanhado por açorda, pickles de algas, alcaparras e anchovas. Sim, parece tudo delicioso.

Este novo menu vai contar com vários peixes menos conhecidos do grande público, como a Veja dos Açores, com favas e linguiça de porco alentejano. E com uma novidade muito saborosa: o Peixe-galo, acompanhado de amêijoas e espargos brancos.

Para finalizar, passamos pelas sobremesas e por uma versão melhorada da já icónica sobremesa Mar e Citrinos. Com o especial contributo do chef pasteleiro Mauricio Roesel, o restaurante criou uma nova roupagem e um maior equilíbrio de texturas.

Esta viagem gastronómica de sonho custa aproximadamente 145 euros por pessoa. E pode incluir harmonização vínica por um acréscimo de 80€. Estes valores aplicam-se também ao menu Alma, com clássicos e algumas mudanças pensadas por Henrique Sá Pessoa. As opções a la carte estão igualmente disponíveis, com novos pratos presentes nos menus de degustação.

Para reserva basta aceder ao site ou contactar diretamente o número de telefone 21 347 0650.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT