restaurantes

As obras neste restaurante revelaram um menu insólito de 1913

O Leaf, em Liverpool, estava a ser remodelado quando os trabalhadores descobriram a ementa do antigo Yamen Café and Tea Rooms.
Data de 15 de janeiro de 1913.

E de repente, nas obras de um restaurante em Inglaterra, voltou-se ao século passado. Podia ter sido encontrado um artefacto antigo ou uma inscrição numa das paredes, mas a verdade é que foi descoberto um menu praticamente intacto que data de janeiro de 1913. Tudo aconteceu durante as remodelações do Leaf, no centro de Liverpool, no início de maio.

O menu, tal como um chapéu de um empregado e as instruções para um jogo de cartas, foram encontrados na viga do mezzanine. Natalie Haywood disse à “CNN” que estava muito surpreendida com o que tinha encontrado, uma vez que vende, por exemplo, chás, tal como acontecia no Yamen Café and Tea Room.

“O menu caiu a flutuar e está em condições absolutamente inacreditáveis”, explicou à “CNN”. A ementa é específica para o dia 15 de janeiro de 1913 e mostra algumas das especialidades que ali estavam disponíveis, como é o caso da lagosta, do linguado, dos bolos de banana ou do ensopado irlandês.

A qualidade e o padrão da comida servida antes da Primeira Guerra Mundial é tão inovadora, tão avançada, que deve ter sido o ponto alto da culinária de Liverpool”, continuou.

Bold Street, onde fica o espaço, era nos anos 1900 uma zona mais exclusiva da cidade do que é atualmente. “Liverpool naquela época era muito rica e uma grande percentagem do tráfego marítimo mundial passava pelo porto da cidade.”

Natalie Haywood disse que falou com historiadores e com galerias para a ajudarem a ter mais informações sobre estas peças, bem como a melhor forma de as armazenar. Já pensa incluir na ementa alguns dos pratos referidos no menu antigo, bem como organizar jantares especiais só com aquelas sugestões.

Também foi encontrado um chapéu.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT