Restaurantes

ASAE suspende 9 restaurantes e bares em Lisboa, Oeiras e Cascais

No total, foram fiscalizados 34 operadores económicos nesta ação que foi levada a cabo na capital na semana passada.
A autoridade fez uma fiscalização na semana passada.

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) suspendeu nove negócios e instaurou 25 processos na sequência de uma operação de fiscalização levada a cabo nos concelhos de Lisboa, Oeiras e Cascais, na semana passada.

No total, foram fiscalizados 34 operadores económicos para a verificação do cumprimento das regras corretas de exercício no setor da restauração e bebidas, com destaque para as condições técnico-funcionais e de higiene. A autoridade instaurou ainda dois processos-crime por usurpação de Denominação de Origem Protegida/Indicação Geográfica Protegida (DOP/IGP) e fraude sobre mercadoria.

A suspensão de nove estabelecimentos foi justificada pela violação dos deveres gerais da entidade exploradora, nomeadamente falta de condições gerais e específicas de higiene em restauração.

Já as 25 contraordenações foram motivadas por “irregularidades relacionadas com o HACCP [sigla em inglês para análise de perigos e pontos críticos de controlo] e falta de condições gerais e específicas de higiene”. A ASAE expõe ainda que foram detetadas violações às regras do controlo de pragas, dos dísticos informativos obrigatório e do livro de reclamações físico e eletrónico.

Durante a operação foram igualmente apreendidos 25 litros de vinho, no valor de 100 euros, por falta de rotulagem em bebidas vitivinícolas.

 

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT