restaurantes

ASAE volta a encerrar restaurantes e a encontrar clientes sem teste negativo

A mais recente ação da Autoridade de Segurança Alimentar e Económica decorreu esta sexta-feira em várias zonas do País.
Mais uma ação de fiscalização.

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) tem estado no terreno a realizar várias ações de fiscalização muito focadas nas novas regras impostas devido à pandemia. A mais recente decorreu na noite desta sexta-feira, 6 de agosto, em várias zonas do País. Acabou com restaurantes encerrados e contraordenações a clientes que estavam no interior sem teste negativo ou certificado digital.

Santa Maria da Feira, Póvoa de Varzim, Mirandela, Leiria, Cascais, Nazaré, Moura e Portimão foram as localidades por onde andaram os 54 inspetores. A ação contou a com a ajuda da Guarda Nacional Republicana e da Polícia de Segurança Pública. Incidiu especialmente em estabelecimentos de restauração e bebidas.

Acabaram por ser fiscalizados 149 espaços e instaurados 29 processos de contraordenação. A grande maioria estava relacionada com o incumprimento do limite de lotação definido, bem como com a falta de distanciamento físico. 

Nestes restaurantes e bares, cinco clientes receberam uma contraordenação por não terem teste negativo ou certificado digital. A ASAE suspendeu ainda a atividade a oito estabelecimentos pelo incumprimento de regras definidas no atual plano de desconfinamento.

Já no início de julho, uma ação semelhante encontrou muitos mais clientes em incumprimento. Durante as próximas semanas deverão continuar as fiscalizações deste género.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT