NiTcom

Até ao final de setembro, há descontos em menus vegan de todo o País

Os Happy Vegan Days promovem o consumo de opções alternativas à carne — sem perder aquele sabor suculento.
Uma alternativa saborosa que vai agradar a todos.

Não é só uma moda, é um estilo de vida. Ser vegetariano ou vegan é mais do que seguir uma dieta alimentar. Estes hábitos estendem-se a todo o tipo de consumo e formam a identidade de quem faz parte do estilo, desde a preocupação com a crueldade animal à sustentabilidade do planeta. Mas mesmo quem não corta com a carne e outros produtos de origem animal, já revela maior atenção a este tema: 41 por cento dos portugueses garantem que estão empenhados em reduzir o consumo de carne, segundo o estudo “The Green Revolution”, realizado pela consultora espanhola Lantern e lançado em janeiro.

Seja só com o objetivo de reduzir o consumo da carne, para entrar numa fase de transição ou para um vegetariano experiente que quer uma refeição rápida, já existem opções para toda a gente em centenas de restaurantes. E são tão boas que que até os mais incrédulos vão jurar que se trata de carne verdadeira.

A  marca The Vegetarian Butcher é prova disso. Até ao final de setembro, tem um incentivo extra para provar estes produtos: chegaram os Happy Vegan Days. São dezenas de menus que existem em vários restaurantes com opções vegan com produtos da marca a preços especiais, para que ninguém diga que ser vegetariano é caro ou difícil.

“Notamos uma recetividade crescente. Cada vez mais portugueses aderem a produtos vegetarianos e veganos, sendo eles praticantes destas dietas ou não. Notamos também que um número crescente de diferentes tipos de restaurantes, incluem os nossos produtos no menu para conseguirem responder à crescente procura”, adianta Caetana Moctezuma, responsável de marketing da The Vegetarian Butcher.

Assim até 30 de setembro, de norte a sul do País, será possível experimentar um hambúrguer de proteína vegetal alto e suculento, um panado tenro e crocante e até os clássicos nuggets estaladiços. Tudo livre de ingredientes de origem animal.

Entre as dezenas de sugestões que a marca dá de locais que vale a pena visitar, a NiT destaca dois restaurantes que servem hambúrgueres vegan. A Hamburgueria da Villa, em São Brás de Alportel (Faro), com o No Chicken Burguer, o Mush ou o Impossible Burguer. E o Café Areal, na Polvoeira (Guimarães), com o Hambúrguer Premium Especial — todos eles feitos com os produtos The Vegetarian Butcher.

Campanha decorre até ao final de setembro

Mas o mais engraçado é que por trás desta marca está mesmo um holandês talhante e amante de carne. “Jaap Korteweg representa a 9ª geração de agricultores da sua família. A sua missão é retirar os animais da cadeia de alimentação, produzindo carne à base de plantas sem abdicar do sabor e textura da carne animal. Com a ajuda de chefs de topo, desenvolveu alternativas que são o mais próximos possível da experiência da carne animal”, explicou à NiT a responsável de marketing da marca que surgiu em 2010. Desde aí, já ganhou vários prémios na área da alimentação vegan.

Agora, já não há desculpas. Existem centenas de espaços espalhados por todo o País com estas opções nos menus. Passe por lá, é uma oportunidade para mudar de vida. Aproveite também para tirar uma fotografia e partilhá-la com as hashtags #JaCorteiNaCarne, #HappyVeganDays e #TheVegetarianButcherPT.

Este artigo foi escrito em parceria com a Unilever.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT