Restaurantes

Ativistas invadem restaurante de Gordon Ramsay e pedem “futuro baseado em vegetais”

Apesar da polícia ter sido chamada ao local, não foram realizadas detenções, adianta o jornal "The Guardian".
Aconteceu este sábado, 19 de novembro.

O restaurante Gordon Ramsay, no Reino Unido, foi ocupado por 14 ativistas climáticos este sábado, 19 de novembro, pelas 18h30. Os elementos do grupo Animal Rebellion invadiram o espaço em protesto contra a “perfeita desigualdade” do sistema alimentar britânico e alertar para as consequências do mesmo na crise climática. Nas imagens, os manifestantes são vistos, espalhados pelas mesas do espaço com três estrelas Michelin, a segurar menus verdes alusivos a “um futuro baseado em vegetais”, enquanto vestem roupas elegantes.

“Este é o exemplo perfeito da desigualdade que enfrentamos no Reino Unido agora. Enquanto Gordon Ramsay serve pratos que custam, no mínimo, 155 libras [cerca de 180 euros], mais de dois milhões de pessoas dependem de ajuda alimentar com esta crise do custo de vida”, afirma Lucia Alexander em nota de imprensa do Animal Rebellion.

“Em vez de restaurantes que obtêm lucros colossais às custas de animais, trabalhadores e clima, precisamos alimentar todos, apoiando agricultores e comunidades piscatórias para uma transição rumo a um sistema alimentar baseado em vegetais”, acrescenta a representante da organização que, com o objetivo de reduzir a emissão de gases de efeito estufa, defende uma alimentação que tenha os vegetais como atores principais.

Segundo a mesma nota, os ativistas terão saído do restaurante pela porta principal, de forma pacífica, às 20 horas. Apesar da polícia ter sido chamada ao local, não foram realizadas detenções, adianta o “The Guardian”.

“Todos têm direito às suas opiniões e crenças. No entanto, forçar a entrada num espaço como este, perturbar funcionários enquanto trabalham e arruinar a noite de clientes que esperaram meses por estas reservas é incrivelmente inapropriado e profundamente desrespeitoso”, comentou o porta-voz do restaurante Gordon Ramsay, citado pelo jornal britânico.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT