Restaurantes

Belcanto volta a ser o único restaurante português entre os 50 melhores do mundo

O espaço do chef José Avillez, em Lisboa, garantiu mais uma vez um lugar nos prémios The World's 50 Best Restaurants.
José Avillez é o único chef nacional na lista.

Tal como aconteceu no ano passado, existe apenas um restaurante português na lista dos 100 melhores do mundo. Esta segunda-feira, 18 de julho, foram entregues os prémios do The World’s 50 Best Restaurants. O Belcanto, o espaço com duas estrelas Michelin de José Avillez, no Chiado, Lisboa, voltou a ser o único representante nacional na lista.

Se em 2021 tinha conseguido a 42.ª posição — que repetiu também em 2019 —, este ano desceu ligeiramente para o 46.º lugar. “Os pratos de destaque incluem camarão da costa com creme de pinhões, lombo de vitela com mil-folhas de alcachofra e molho de trufas e o ovo com pão crocante e cogumelos”, descreve o site do The World’s 50 Best Restaurants.

“Continuaremos a trabalhar cada vez mais e melhor e sempre com muita paixão e responsabilidade por termos a sorte de representar Portugal. É uma distinção de toda a equipa do Belcanto, de todo o nosso grupo e de todas as equipas de cozinha e sala de todos os restaurantes portugueses em Portugal e no mundo. Obrigado”, escreveu José Avillez, numa publicação nas redes sociais.

Desde 2012 que o chef apresenta neste espaço a sua cozinha mais criativa, o que lhe valeu a primeira estrela Michelin logo ao final de um ano de trabalho. A segunda chegou pouco tempo depois, no Guia de 2014, e consagrou o Belcanto como o primeiro duas estrelas de Lisboa.

O restaurante fica no Chiado.

Desde o início de 2019 que o espaço tem uma nova morada, mesmo ao lado da anterior, junto ao Largo de São Carlos. O Evolução (195€) e o Belcanto (175€) são os dois menus de degustação do restaurante.

Este ano, houve novidades no pódio do The World’s 50 Best Restaurants. O Geranium, de Copenhaga, na Dinamarca, que em 2021 tinha ficado com a segunda posição, desta vez conquistou o primeiro lugar da prestigiada lista. Rasmus Kofoed é o chef responsável pelo espaço.

O pódio é fechado com o Central, em Lima, no Peru — um projeto de Pía León e Virgilio Martínez. E também com o Disfrutar, em Barcelona, Espanha — um espaço que é liderado pelo trio Oriol Castro, Eduard Xatruch e Mateu Casañas.

A cerimónia dos The World’s 50 Best Restaurants devia ter sido realizada em Moscovo, na Rússia. Porém, em março, a organização acabou por alterar a localização devido à invasão da Ucrânia. Os prémios deste ano foram entregues em Londres, Inglaterra.

Carregue na galeria para conhecer os mais recentes restaurantes Michelin de Portugal.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT