Miguel Bértolo é o Cristiano Ronaldo do sushi. O sushiman português ficou em segundo lugar na edição 2017 do World Sushi Cup, que decorreu no Japão no final de agosto. Pouco mais de dois meses depois da conquista, tem agora um novo restaurante em Lisboa. Chama-se O Lado Bértolo e fica no lugar do Sushill Out, o projeto que abriu há 10 anos no Alto dos Moinhos.
Mudou o nome, mudou a decoração e principalmente o menu onde agora já não há a opção buffet e all you can eat. A carta divide-se em nove opções, entre eles está o Set Sushi Descobrimentos que o chef levou ao World Sushi Cup com o objetivo de mostrar a relação entre a época dos Descobrimentos e o Japão. Junta miso shiro, oito rolos, quatro niguiris e dois gunkan.
Depois tem a Criação Improvável, com técnicas japonesas, peruanas e mediterrâneas, com ceviche, conserva de salmão, saladas e rolos, ou a Criação Tokyo, com sugestões de street food que se encontram no Japão.
Claro que não podiam faltar as peças mais comuns, como set de sashimi, com nove cortes de três peixes diferentes, ou o Set Sushi Tradicional com rolos e gunkans. Prove ainda o porco panado com frango frito e batata doce frita ou o hambúrguer de salmão panado em Panko. Para terminar, há doce de arroz com sementes de sésamo, mousse de chocolate branco com matcha, ou o bolo de Oreo com matcha salgado.

Além do novo O Lado Bértolo, o chef tem outro espaço na cidade. Chama-se Chirashi e abriu em 2015 em Telheiras. Tem apenas 16 lugares e está mais dedicado ao take away. Miguel Bértolo é ainda responsável por um curso profissional de sushi. As inscrições podem ser feitas online.