Restaurantes

Bifanas, chanfana e estrelas Michelin: os 33 restaurantes “essenciais de Lisboa”

A "Eater" partilhou a lista dos espaços que tem mesmo de conhecer na capital — com propostas para todos os gostos e orçamentos.
Há muitos conceitos diferentes.

Lisboa e os seus atrativos voltaram a merecer a tenção de uma publicação internacional de renome. No início de setembro, a revista “Eater”, conhecida pelas suas sugestões gastronómicas, deu a conhecer os “33 restaurantes essenciais” da capital. A lista — bastante eclética — inclui tascas, casas com décadas de história e espaços recentes que já tornaram incontornáveis.

“Um visitante apaixonado por comida aprende rapidamente que as sardinhas, o bacalhau e os icónicos pastéis de nata são fantásticos, mas o cenário culinário de Lisboa tem muito mais para oferecer”, descrevem. A qualidade dos ingredientes é elogiada, sendo dado ênfase especial às caraterísticas únicas dos nossos mariscos, peixes, queijos, vinhos e vegetais.

A seleção não se foca apenas uma zona da cidade, nem estabelece hierarquias — ou seja, não está ordenada segundo um critério específico. O rol inclui espaços situados no Chiado, Santos, Belém, Campo Pequeno, ou Alvalade, por exemplo.

Um dos restaurantes referidos, a Taberna da Rua das Flores, também já foi elogiado nas publicações do grupo Condé Nast. Desta vez, a “Eater” exalta “os pratos inovadores e cheios de sabor que devem ser partilhados”.

Ali, juntam-se inspirações de diferentes países. André Magalhães, o chef, “está particularmente interessado nas ligações entre as cozinhas de Portugal e as das antigas colónias. Para as conhecer melhor, já viajou para diferentes países”, descrevem. De bifanas a iscas, nesta taberna não faltam pratos tradicionais.

Caso queira uma experiência com estrela Michelin, recomendam uma visita ao Feitoria, restaurante distinguido pelo famoso guia desde 2011. “O chef André Cruz junta técnicas de alto calibre com os sabores portugueses, criando momentos inesquecíveis”, sublinham. Bacalhau com caviar ou gelado de malagueta são apenas duas das propostas que poderá provar no espaço situado no Altis Belém Hotel.

A seguir, carregue na galeria para descobrir os 33 restaurantes em Lisboa destacados pela “Eater”.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT