O projeto arrancou no início de março com serviço de take-away e delivery, mas a ideia é que se provem os snacks para partilhar do Bites a partir de uma esplanada. Todos os pratos são feitos em Carnide, Lisboa, perto da praceta onde se encontram outros restaurantes, e o objetivo de Pedro Martins, 28 anos, o responsável pelo conceito, é ter alguns lugares ao ar livre para provar as propostas criativas.
“Este projeto surge da vontade de acompanhar a evolução digital e do mercado, uma vez que as novas gerações procuram experiências quase instantâneas. Tendo a procura pelas refeições delivery aumentado mais de 90 por cento pareceu-me uma boa oportunidade de negócio, criar um conceito de fast food, mas com opções saudáveis”, explica Pedro à NiT.
Este não é o único conceito de Pedro Martins. Assume-se como um empreendedor. É responsável por uma marca de óculos de sol, a Sunvagga, e organizou com outros sócios eventos no Rive Rouge, no Cais do Sodré, e na discoteca Tamariz. Estudou marketing, publicidade e relações públicas.
Durante o começo da pandemia, um pouco antes de começar a desenvolver a ideia do Bites, usou a Sunvagga para criar máscaras, doar viseiras ao hospital de Santa Maria, álcool gel a restaurantes e até entrega de alimentos ao Banco Alimentar.
“O conceito de Bites é uma forma de encher uma mesa de pessoas, essa é a nossa rede social favorita. Ao nosso conceito está inerente o mote momentos para partilhar.” Quer com isto que as pessoas se desliguem das redes socais e dos telemóvel e tenham uma refeição em conjunto. “Face à dependência digital que existe nos dias que correm, a ideia é que as refeições Bites sejam um autêntico detox digital e um momento de unificar amigos ou família.”
A escolha do menu foi pensada para ser algo rápido, tanto de comer como de preparar. “Queremos trazer a oferta de produtos de queijo, frango, peixe e vegetais mais saborosa e rápida do mercado. Queremos unificar grupos de amigos e família. Tornar o momento da refeição um momento social afastado dos ecrãs.”
Há opções de combinados, logo com uma seleção de alguns dos petiscos, mas também tem a hipótese de escolher de forma individual. Nos cheese bites há sugestões com diferentes tipos de queijos. Tem os crocantes que queijo gouda, os de camembert, com batata, queijo, os nachos com queijos e especiarias mexicanas ou os arancini, com risotto, tomate, mozzarella.
Há ainda sugestões de frango, como as com massa crocante, molho agridoce, as wings com molho barbecue, os de camarão, como os enrolados em massa fina, os aros de cebola, a salada de cuscuz, com tomate, cebola roxa, azeitonas e coentros.
As batatas são as sugestões para acompanhar. Tem as com cebola, ervas e molho pita; as de batata doce. Claro que para acompanhar uma refeição de partilha, tinham de existir bebidas com tamanho a condizer. Há jarros de de um litro de com moscow mule, morangoska ou com mojito.
Os pedidos podem ser feitos através do site, mas também pela Uber Eats ou da Glovo. As encomendas chegam entre as 19 horas e as 1h30. Aos fins de semana é a partir do meio-dia. Nos mesmos horários é possível ir levantar os pedidos a Carnide.
“Outra ideia é, assim que esta unidade se tornar auto sustentável, abrir mais unidades no centro de Lisboa”, explica Pedro Martins.