Quando retiraram a pizza do forno, os pizzaiolos do espaço londrino perceberam o que tinham acabado de fazer. “Os italianos chamar-lhe-iam uma blasfémia. Já os portugueses, uma traição”, revelaram nas redes sociais sobre a sua nova criação: pizza de pastel de nata.
“Todos os que a provaram pediram mais uma fatia. Achamos que é deliciosa”, concluíram na publicação feita a 5 de maio, na página da pizzaria londrina Circus Pizza. “É poesia comestível.”
Segundo os criadores, esta novidade é inspirada na receita original de pastel de nata, sendo cozinhada “em fornos de lenha a temperaturas altíssimas”.
“Apenas lhe mudamos a base”, contam. A massa de pizza serve assim de cama ao creme de ovos e leite, devidamente engrossado. Até a nível estético, a pizza se assemelha ao doce tipicamente português.
“A nossa massa fofa é esticada ao máximo, para permitir suportar a agradável poça de creme. Depois de ir ao forno, assume a habitual superfície tostada, que esconde um interior bem cozido”, dizem.
Infelizmente, esta foi uma versão limitada. A criação figura no menu semanal, que dá sempre origem a outras receitas. Mas quem sabe se, a pedido de muitos visitantes nacionais, a pizza de pastel de nata não volta ao forno do espaço.
A Circus Pizza é uma pizzaria inserida no Panzer’s Delicatessen, uma mercearia de luxo com uma história que remonta a 1944, recentemente renovada, e onde se compram produtos de todo o mundo, mas onde também se pode fazer algumas refeições rápidas, de sopas aos afamados bagels, café de especialidade e, lá está, pizzas acabadas de fazer.