Uma das maiores cadeias chinesas de hot pot, onde tudo é cozinhado pelos clientes numa panela inserida na mesa, está a indemnizar mais de quatro mil clientes. A gerência teve acesso a um vídeo partilhado nas redes sociais onde dois adolescentes são apanhados a urinar para um dos tachos num restaurante do grupo.
O vídeo mostra os miúdos a jantarem numa sala privada e foi partilhado milhares de vezes até chegar aos proprietários da cadeia, que decidiram agir. Todos os clientes que jantaram nesse restaurante entre 24 de fevereiro e 8 de março vão receber de voltar os valores das refeições, mais uma compensação em dinheiro equivalente a 10 vezes o valor cobrado.
Sabe-se agora que os culpados têm 17 anos e já teriam sido detidos pela polícia local pelo estado de embriaguez em que se encontravam quando saíram do restaurante. Embora não exista indicação que alguém tenha consumido o caldo infetado, também não é possível garantir que tudo tenha sido devidamente desinfetado antes de s clientes seguintes se sentarem. Assim que descobriu o que se passou, a Haidilao substituiu todos os equipamentos de hotpot e utensílios de jantar.
“Entendemos perfeitamente que o sofrimento causado aos nossos clientes por este incidente não pode ser totalmente compensado de forma alguma, mas faremos o máximo para assumir a responsabilidade”, disse a empresa, citada pela estação britânica BBC.
A cadeia chinesa tem cerca de mil restaurantes espalhados por todo o mundo.