Restaurantes

Cais do Sodré: 8 novos spots incontornáveis no “segundo bairro mais cool do mundo”

De dumplings a pratos do Médio Oriente, de hambúrgueres a comida vegan, há muito para descobrir. Conheça o roteiro da NiT.
Esteja atento.

É possível passar uma semana inteira a comer e a tomar copos no Cais do Sodré sem repetir um restaurante ou um bar. Não precisa fazer contas, é mesmo verdade. Atualmente, é uma das zonas com mais “movida” da capital — foi, aliás, considerado “o segundo bairro mais cool do mundo”. Ali encontrará uma oferta de restauração fervilhante e muito dinâmica, com espaços sempre prontos para proporcionarem bons momentos à mesa ou de copo na mão.

Com uma herança notívaga, nos últimos anos o bairro tornou-se num dos mais convidativos do País — seja para visitar uma loja, tomar um brunch em família ou para um jantar com amigos, que pode ou não acabar com uma noite de copos. Se assim for, não faltam bares com cocktails de autor, cerveja artesanal ou até vinhos naturais. Mais diverso e multicultural do que nunca, este Cais pode ser explorado a qualquer hora do dia.

E as novidades não param de aparecer. São tantas, e multiplicam-se de tal forma que, à medida que damos conta dos conceitos que abriram nos últimos meses, já estão a ser colocadas novas mesas. Entre os espaços que ainda cheiram a novo há restaurantes de alta-cozinha, comida democrática e street food, com refeições a qualquer hora do dia, do pequeno-almoço ao jantar, e com pratos de todo o mundo.

Para se manter a par dos novos pontos de paragem obrigatória, a NiT fez uma seleção de alguns dos spots mais recentes. Uns abrem logo de manhã e noutros pode matar a fome a horas mais tardias.

No Powerplant, por exemplo, entre luzes néon ou objetos vintage, servem-se, até à meia-noite, propostas simples, mas cheias de sabor. Todas vegan e plant based, claro. “Quero dar a entender que ser vegan não é uma limitação e não é tão difícil como as pessoas pensam”, explica o chef João Augusto, de 36 anos. Por ali, encontram-se muitos pratos de conforto que “não são exageradamente elaborados”.

Já o Imoral, “é o que se fizer dele”. “Podia ser só um wine bar, mas não. É mais do que isso: é um ponto de encontro. Aqui juntámos a fome à vontade de comer. Servimos os copos e as tapas — e, no final, brindamos juntos”, contaram os responsáveis à NiT. Feitas as contas, existem 46 rótulos à escolha, divididos entre orgânicos e clássicos. Afinal, esta bebida “é mesmo a estrela da casa”.

Carregue na galeria para ficar a conhecer melhor os vários espaços que chegaram nos últimos meses aos Cais do Sodré.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT