restaurantes

A carne mais cara do mundo foi impressa em 3D

Um grupo de cientistas japoneses criou uma versão de wagyu apenas com células. O objetivo é aperfeiçoar o resultado final.
A wagyu é uma das carnes mais caras do mundo.

Um quilo de carne wagyu pode passar os 100€. Esta raça japonesa é uma das carnes mais caras do mundo. Um pouco mais cara deve ficar a versão impressa em 3D, quando começar a ser comercializada. O primeiro passo já foi dado com um grupo de cientistas da universidade de Osaka, no Japão, a desenvolver uma peça recorrendo a uma uma impressora 3D.

Segundo a revista “Exame”, a peça que conseguiram criar é do tamanho de um feijão. Os resultados foram partilhados na revista “Nature Communications”. O objetivo passa por continuar a trabalhar para desenvolver peças de maior dimensão e futuramente tê-las à venda no mercado.

Ainda poderá estar um pouco longe, mas em causa está a criação de carne sem que seja necessário o abate do animal. Neste caso são criadas em laboratório os componentes que têm por base células do animal. São modificadas para se transformarem o mais idêntico possível à carne wagyu.

No processo foram usadas células estaminais dos animais. Esta é uma carne com algumas camadas de gordura, por isso tornou todo este processo mais complicado. A equipa de cientistas não divulgou quando pensa ter concluído o processo para fazer chegar o produto ao mercado final.

O objetivo da equipa é também desenvolver uma forma mais sustentável de produção de carne, sem comprometer o sabor que os clientes possam estar habituados.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT