A Casa do Marquês, uma referência no setor do catering e eventos em Portugal, adquiriu o Epur, em Lisboa, detentor de uma estrela Michelin desde 2019. Esta parceria com o chef Vincent Farges resulta da “afinidade do restaurante com os valores da empresa”, assentes no “rigor, excelência e compromisso com a criação de experiências gastronómicas exclusivas”, salienta Miguel Seijo y Seijo, CEO da empresa. O negócio representa “um passo importante no fortalecimento da posição da Casa do Marquês no setor da gastronomia de luxo”, acrescenta.
O Epur já atingiu um patamar “muito bom”, mas o investimento visa “melhorar a resposta” sem comprometer a essência do espaço, garante José Eduardo Sampaio, cofundador e administrador da Casa do Marquês.
O restaurante, localizado no Chiado, encerrará para renovações entre 16 de fevereiro e 11 de março de 2025, com intervenções previstas no mobiliário e melhorias para realçar a vista privilegiada para a Baixa de Lisboa e o rio Tejo.
Satisfeito com a parceria, o chef , assegura que o Epur continuará a trabalhar “de mãos dadas” com a Casa do Marquês, mantendo a sua qualidade e aperfeiçoando certos aspetos. A ambição de alcançar a segunda estrela Michelin é partilhada por ambas as partes, com o compromisso, sublinha José Eduardo Sampaio, de “não tocar na cozinha”, preservando assim a liberdade criativa do chef na seleção de produtos e na conceção dos seus pratos.
Com 34 lugares (oito deles numa sala privada), o Epur serve exclusivamente jantares, com dois menus de degustação: o “Inspirações”, com quatro momentos (€120) e “Epurismo” (€150), com nove.
Vale a pena recordar que, em outubro de 2023, Farges rumou à Margem Sul para abrir o La Villa, na Aroeira. O restaurante, com 150 lugares sentados, ao ar livre, e 80 no interior, “é uma casa acolhedora e familiar, onde nos sentimos à vontade e vamos comer o que mais gostamos”, descreveu, na altura, à NiT.
Com 50 anos e a viver em Portugal há cerca de 20, o chef tem procurado estar na linha da frente da inovação na cozinha portuguesa. Em 2018, após uma passagem pela cozinha do Hotel Fortaleza do Guincho, em Cascais, abriu o Epur. Um ano depois conquistou a estrela Michelin.
Atualmente, além do restaurante no Largo das Belas Artes, em Lisboa, Farges é também responsável pelo corner com o seu nome no Mercado da Ribeira e pelo já referido La Villa.
Carregue na galeria para ver algumas imagens do espaço do chef francês na Aroeira.