Restaurantes

Chef Michelin perdeu o olfato e o paladar por causa da Covid. Agora, fechou o restaurante

As sequelas da doença fizeram com que Mark Sebastian Fisher dependesse de outros para avaliar a comida.
Fica no Reino Unido.

No decorrer da pandemia de Covid-19, o chef Mark Sebastian Fisher foi um dos infetados pelo vírus que perderam o olfato e o paladar. Ao contrário de outros doentes que sofreram os mesmo sintomas, os dois sentidos não voltaram quando o britânico recuperou da doença. Esta condição forçou-o a tomar uma atitude difícil: na véspera de Ano Novo, o cozinheiro vai servir as últimas refeições no Sebastians Restaurant With Rooms, em Shropshire, no Reino Unido, que conta com uma estrela Michelin. Já não há reservas disponíveis até ao final de 2022 e a lista de espera tem cerca de 150 pessoas.

Os clientes foram informados da decisão através de uma carta, publicada nas redes sociais, assinada pelo proprietário do espaço e por Michelle, a mulher do chef.

“Perdi todo o paladar e olfato devido à Covid e, agora, dependo de outros membros da família e da equipa antes de servir a comida”, disse o chef em entrevista ao jornal “Daily Mail”. A dependência deve-se ao facto de, sem os sentidos perdidos, Sebastian não conseguir avaliar se os pratos correspondem ao padrão que o próprio estabeleceu para a cozinha.

Apesar das sequelas provocadas pela enfermidade serem um dos motivos para o fecho da casa, que foi inaugurado há mais de três décadas, o responsável, com 64 anos, admite que há outros motivos para esta decisão. “Os nossos três filhos tiveram que trabalhar aqui, praticamente desde que nasceram, e hoje todos têm empregos em tempo integral. Queremos que façam suas próprias coisas”, disse ao mesmo jornal.

Apesar de não descartar a possibilidade de reabrir o negócio, Sebastian acredita que chegou a hora de desacelerar. O chef revelou, porém, que o alojamento no mesmo edifício continuará ativo em 2023, bem como o café da manhã para os hóspedes e eventos ocasionais.

Carregue na galeria para conhecer melhor o restaurante e alguns dos pratos que o chef serviu nos últimos 30 anos.

ver galeria

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT