Restaurantes

5 novos restaurantes para conhecer durante as férias no Algarve

A NiT criou um roteiro com as mais recentes aberturas na costa algarvia. Se estiver na zona, aproveite para os visitar.
Vale a pena visitar.

Agora que praticamente metade da população portuguesa se deslocou para o Algarve para passar umas merecidas férias, começaram a surgir as novidades no que toca a restaurantes e beach clubs. A NiT selecionou cinco aberturas na zona algarvia que acredita valerem a pena uma visita.

A 8 de junho, abriu as portas ao público o Sora Beach Club, o novo restaurante na Praia da Falésia, em Vilamoura. É um beach club e a obsessão dos responsáveis é pelo trabalho com os produtores locais para garantir sempre peixe e marisco fresco. A cozinha está sob orientação do chef Vítor Moreira que, sendo algarvio, tem uma relação próxima com os pescadores e fornecedores da zona, permitindo-lhe selecionar os produtos de maior qualidade. É um espaço mesmo à beira da praia e faz parte do hotel Domes Lake.

No dia 12 do mesmo mês, os algarvios foram presenteados com a reabertura do Praia na Villa para a temporada de verão. É um espaço para comer e dançar, único na noite algarvia. Esteve encerrado durante dois anos devido à pandemia mas está de volta com uma nova ementa e cocktails originais. Fica a pouco mais de cinco quilómetros da Praia da Falésia, em Albufeira, e é um lugar especialmente popular. A ementa, ainda que aproveite os melhores ingredientes locais, mantém o foco na comida do mundo. As filas são mais do que frequentes e a procura pelas mesas de jantar é muito superior à disponibilidade. Portanto, vai ter mesmo de reservar mesa.

Já o Le Club Sushi & Disco, inaugurado a 16 de julho, promete uma experiência que combina pratos asiáticos com música e a energia do oceano. Localizado à beira da Praia de Santa Eulália, a carta é assinada por Celso Padeiro e pode esperar texturas e cores diferentes, além de sabores naturais e frescos. Outra das novidades do espaço são as Revival Summer Sessions, que vão animar as noites de Albufeira com músicas do final dos anos 90 e início dos 2000.

O MöTAO está desde o início de junho a funcionar na marina de Vilamoura. As propostas asiáticas são o ponto mais forte do menu deste restaurante que tem capacidade para 150 clientes. Porém, não irá encontrar uma pista de dança, já que o projeto se pretende manter afastado daquele ambiente típico de discoteca. Mas os responsáveis garantem que os clientes podem dançar entre as mesas: “As pessoas podem dançar entre as mesas que funcionam como uma espécie de privados. Podem ficar a jantar e depois pedir vários cocktails e até garrafas para partilhar”.

Inês Mendonça e Renato Ribeiro,  de 28 e 31 anos, respetivamente, são uma dupla de sucesso na Praia de Faro. Depois de terem aberto um beach club em 2021 — que à noite vira steakhouse — apostaram num novo projeto, o Bel’mare. Fica também naquela zona da região e conta com um rooftop que permite ver a Ria Formosa a 360 graus. “No Bel’mare é possível petiscar a qualquer hora e usufruir dos nossos cocktails de assinatura, ou até de uma sangria entre família e amigos”, conta Inês. Está aberto até à uma da manhã. Entre lugares no interior e no rooftop tem capacidade para 200 pessoas.

Carregue nas setas, no início ou no fim do texto, para conhecer melhor cada uma destas novidades — que pode, e deve, visitar em agosto.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT