NiTcom

Circuito NiT: a melhor comida de conforto para sair de casa nos próximos dias

Dos pratos mais tradicionais a opções surpreendentes, temos várias sugestões de restaurantes em Lisboa.
Moules & Gin – Picadinho de Lombo

De dezembro a março, a conversa de que precisamos de mais calorias para guardar energia e sobreviver ao frio, além de estar comprovada cientificamente, faz sentido. E mesmo que não fizesse, seria sempre uma bela desculpa para os verdadeiros foodies. Mas como nem só de sopa e chocolate quente se vive nesta época, a criatividade invade as cozinhas dos restaurantes lisboetas que apresentam receitas pensadas para as baixas temperaturas da estação.

Ninguém pode negar que esta é uma época perfeita para mergulhar em pratos encorpados, de preferência bem quentes e cheios de sabor. Por isso, para quem não abdica do prazer de uma boa refeição e quer aproveitar os dias mais frios para descobrir novos restaurantes e gastronomias, a rubrica da NiT escolheu 10 spots imperdíveis para visitar este mês.

Começamos por combinações irreverentes: juntar a comida belga e asiática pode ser uma ideia curiosa, mas foi exactamente para despertar os paladares mais adormecidos que o Moules & Gin sublinha uma das suas versões do famoso molusco, preparado com os sabores exóticos e intensos do outro lado do mundo. Do mesmo dono, uma rua ao lado e com uma aposta bem diferente, no Coal, a estrela é o carvão, onde o espaço vai buscar o nome. O dono dos dois restaurantes, Vasco Simões de Almeida, adora viver entre estes diferentes sabores.

A M’Arrecreo optou por surpreender os clientes nesta temporada. Além de aquecer as mesas com novas pizzas napolitanas, vai fazê-lo com novas bebidas também. A mais recente carta de cocktails traz sabores marcantes e prontos a fortalecer a imunidade, incluindo um limoncello feito com limões do nosso Alentejo.

Entretanto, o sushiman Nuande Pekel continua a navegar noutras gastronomias no Mâide, onde se pode comer um brunch a qualquer hora, mas sempre com twists inspirados nas viagens do chef na busca pela melhor onda — uma inspiração que se alarga também à decoração do restaurante.

Já o Kapitan Ramen Bistro pensa agora naquelas pessoas que saem dos restaurantes com a sensação de que podiam ter escolhido outro prato — ou todos. “O menu de degustação trio é derivado do decurso de aprendizagem de ramen que fizemos no Japão, onde o sensei (professor) nos levava diferentes restaurantes de ramen para experimentar diferentes pratos de forma a conhecer uma maior diversidade e cultura de gastronomia japonesa”, conta Chen Cheng. 

A temporada na pizzaria Rēbu promete também paladares mais intensos e encorpados, podendo sempre aproveitar a visita para atualizar o Instagram com fantásticas fotos dos grafittis do artista SMILE que se encontram no restaurante. No lado oposto do mundo gastronómico, os combinados do Nozomi (“ter esperança” em japonês) Sushi Bar vão surpreender aqueles que acham que este prato, que conquistou os portugueses na última década, não pode ser reconfortante no inverno.

Os sabores quentes chegam também às mesas do Rota 94 neste inverno com preparos especiais, entre entradas para abrir o apetite e as consagradas carnes de alta qualidade, num espaço irreverente onde até pode aparar a barba ou fazer uma tatuagem enquanto espera pela refeição ou depois de comer. Já no Cotorinho, as consagradas francesinhas da casa — com uma receita secreta de Vila Real com mais de quatro décadas — dividem agora as atenções com os novos pães de fabrico próprio, recheados com os mais diversos ingredientes. Especializado na frescura dos peixes e frutos do mar, o clássico Marisco na Praça não se fica atrás, com ótimas recomendações de pratos quentes para esta época que pede comida de conforto, num serviço que pode começar com o cliente a escolher o seu peixe numa tradicional banca que expõe a oferta do dia.

Carregue na galeria para conhecer as sugestões da NiT para pedir a comida de conforto que todos estamos a precisar.

Este artigo foi escrito em parceria com a agência The Group ArtCom.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT