NiTcom

Circuito NiT: com carne ou vegan, tem um novo roteiro de restaurantes para o outono

Esqueça a salada e o churrasco e aposte nas sugestões da rubrica da NiT para a próxima refeição fora de casa em Lisboa.
Kantō - Pad Thai

Consumir menos produtos de origem animal ou excluí-los de vez da alimentação é uma tendência que tem vindo a crescer por todo o mundo, e Portugal não é exceção. Entre 2007 e 2017, o número de vegetarianos quadruplicou, sendo que, em 2019, 9 por cento dos portugueses já tinha uma alimentação à base de plantas, variando entre os vegans, vegetarianos e flexitarianos (pessoas que consomem ocasionalmente carne, peixe e outros produtos de origem animal).

Se já houve uma altura em que a dieta vegan que significava uma alimentação à base de vegetais e leguminosas,  hoje é possível encontrar pratos incríveis onde muitas vezes os produtos de origem animal são substituídos de uma forma quase inconfundível. E se acha que só pode encontrar estes petiscos em espaços dedicados à alimentação vegetariana, está enganado. O crescimento deste público foi tão exponencial que os restaurantes de todas as especialidades já procuram dar resposta à procura, sem nunca perder a identidade nos pratos que apresentam — conquistando até quem não segue este tipo de alimentação.

Ainda assim, por mais que os hábitos na hora de comer tenham sofrido mudanças, o que não faltam são boas opções para quem também gosta de uma carne suculenta. De sanduíches a cortes nobres, as opções satisfazem diferentes perfis de clientes. 

A NiT visitou dez espaços distintos em Lisboa para provar sugestões imperdíveis que vão de pratos vegan aos carnívoros, numa seleção de receitas que vão muito além da salada ou do churrasco. 

Da fusão de sabores orientais mais variados que vão de clássicos nipónicos ao street food no recém-inaugurado Kantō Fusion Food, passando pelas versões irresistíveis da típica francesinha preparada pelo Cotorinho, chegámos às novas pizzas tipicamente napolitanas em experimentação na M’Arrecreo. 

Já a cozinha braseada do Coal tem uma variedade de cortes maturados de alta qualidade para partilhar e pratos com grelhados no ponto perfeito. De volta ao Grupo Honorato, referência entre os restaurantes japoneses de Lisboa, o Honorato Sushi lança um novo e surpreendente prato e o Rota 94, dirigido para os amantes de carne, tatuagens e barbearia — tudo num só espaço —, apresenta uma surpreendente versão gold de prime rib coberta com folhas de ouro. 

A deixar os carnívoros com expetativas elevadas também está a novíssima seleção de cortes de carnes maturadas do Malandro Restaurante & Lounge. Já os veganos encontram sabores para além de apetecíveis na nova linha hambúrgueres 100% veggies do Tanah e nas novas sugestões adaptáveis ao paladar do cliente do La Contessa – Carpaccio House. A cozinha contemporânea do Santa também ganha novos sabores para agradar a ambos os públicos.

Se já está a ficar com fome, carregue na galeria para decidir melhor onde ir no próximo almoço ou jantar fora.

Este artigo foi escrito em parceria com a agência The Group ArtCom.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT