Encontrar um cabelo numa refeição faz parte das situações mais desagradáveis — e repulsivas — que nos podem acontecer. Ainda assim, quase todos já nos deparámos com esta indesejada presença no nosso prato. É, acima de tudo, uma questão de segurança alimentar: além da potencial contaminação com agentes patogénicos também ficar preso na garganta ou causar náuseas e vómitos.
Apesar de ser um incidente relativamente comum, poucas pessoas que podem afirmar ter ficado mais ricas graças a um cabelo no prato. Mas foi isso que aconteceu com um homem em São Paulo, no Brasil.
O Tribunal de Justiça do estado brasileiro condenou o restaurante de um shopping da capital paulista, a pagar uma indemnização de 5 mil reais (cerca de 943 euros) a um cliente que encontrou fios de cabelo num prato de comida, em 2022.
A decisão foi tomada este domingo, 10 de setembro, por se entender que a situação colocou a saúde do consumidor em risco. De acordo com o cliente, que estava a almoçar peixe com a companheira, o tufo de cabelo havia sido frito juntamente com os alimentos. Após a situação, reclamou na caixa e acabou por receber o dinheiro que pagou pelo prato.
Apesar da devolução, o cliente decidiu avançar com uma ação judicial. O restaurante recorreu e alegou que não havia provas, afirmando ainda que o homem pode ter colocado o fio de cabelo no seu próprio prato. Afirmou-se ainda que não ahvia provas de que o prato foi comprado no estabelecimento.
Cristina Zucchi, a responsável pelo recurso, notou que o consumidor realmente fez uma compra no valor de 30 reais (cerca de 5 euros) no espaço, confirmado pelo vídeo onde a refeição surge com o pedaço de cabelo. O estabelecimento podia negar que não serve peixe frito, porém, tal não foi negado.
Quanto aos danos morais, o tribunal destacou ainda que, mesmo que o alimento não tenha sido ingerido, “os sentimentos de horror, de nojo e de desconforto pelo qual passou o consumidor” são, por si só, “uma situação de extrema gravidade”, mantendo o valor de indemnização inicial.