Praias paradisíacas, tranquilidade e boa comida. Este trio transformou a Comporta num dos destinos favoritos da elite internacional. Christian Louboutin, Philippe Starck, Charlotte Casiraghi e até Madonna consideram a vila portuguesa num dos destinos favoritos de verão (a par de milhares de portugueses).
As águas cristalinas que banham as praias da região são um excelente motivo para visitar a Comporta. E agora há mais um. Chama-se Lusa Market e instalou-se na zona da praia do Carvalhal para a temporada de verão.
A ideia de trazer um pequeno mercado, com cabanas de madeira onde se juntam restaurantes, lojas e bares, surgiu após uma aposta empresarial. “O Jacques Grange e Madison Cox criaram o Atlantic Club, um empreendimento residencial com 24 casas que irá surgir no mesmo local onde está instalado o Lusa Market”, refere Louie Thain, 28 anos, um dos responsáveis pela organização do espaço.
O grupo percebeu que a zona estava pouco explorada a nível comercial, tanto a nível de lojas, como restaurantes e bares. Por isso, decidiram arriscar e tornar a pequena aldeia de Lagoa “ainda mais apelativa”. “Queríamos que os nossos clientes encontrassem um spot apelativo para petiscar à saída da praia, ou mesmo para comprar peças de roupa e bijuteria”, refere o responsável.
Inspirado pelas barracas de praia, com toldos às riscas, criaram oito cabanas de madeira, todas listradas de cores diferentes, onde agora vivem diferentes negócios.
“Aqui tanto podem beber um café de especialidade no Oxala Specialty Coffee, como petiscar um lobster roll ou um prego no Comporta Roots, enquanto ouve boa música, alugar uma bicicleta elétrica no Comporta Electric Bikes, ou valorizar o guarda-roupa com uma peça que não encontra em mais lado nenhum, a não ser no Cabanas by Rory ou no Curated by Rebecca”, adianta.
O espaço abre pelas 9 da manhã para servir brunch no Oxalá e cafés de especialidade, feitos com grãos que vêm de “10 países diferentes”. Este é servido na forma de café de filtro (5€), affogato (7€), machiato (3€), capuccino (5€) ou ice coffee (5€). Depois encerra das 12 às 16 horas, para que todos se possam proteger do calor. Reabre a meio da tarde e fica aberto até às 22 horas.
Durante estes períodos quem lá passa pode saborear um cocktail no Comporta Roots, acompanhado, por exemplo, de gyosas (5€), chamuças (6€), ovos rotos (8€) ou mesmo um smash burger. Para sobremesas nunca faltam os churros “com dulce de leche” (6€) e gelados da Scoperto (5€).
“Os primeiros tempo foram um sucesso. Em maio começámos a notar uma maior procura pelos spots de comida e depois pelas lojas, tanto de decoração, como de roupa. A partir de julho passamos a abrir todos os dias”, revela Louie.
O Lusa Market quer apenas ser mais um ponto positivo para que a Comporta se continue a afirmar como um destino de férias. No caso das lojas, ao longo do verão vão contar com pop-ups com marcas diferentes, portuguesas e internacionais.
Haverá sempre um motivo para parar no espaço, seja para participar numa ativação de marca, para degustar um ceviche, para comprar novas peças de roupa, ou conviver num sunset com DJ e muita festa. A programação é partilhada nas redes sociais, semanalmente.