restaurantes

A conhecida estátua do Rio Maravilha saiu da Lx Factory

A Crista Rainha deixou de fazer parte da paisagem daquele rooftop de Lisboa. Estava ali desde a inauguração, em maio de 2016.
O espaço tinha sido inaugurado em 2016.

Do lado de Almada, o Cristo Rei. O outro lado da ponte, em Alcântara, na Lx Factory, a Crista Rainha, como era conhecida. A obra de autoria de Leonel Moura, que marcou a paisagem no rooftop do Rio Maravilha nos últimos anos, foi retirada daquele espaço. O restaurante não irá reabrir e todo o recheio estava a ser vendido.

Ao que a NiT apurou, é certo que a Crista Rainha irá ser colocada num outro local, mas ainda não pode ser conhecido por enquanto. Certeza é também que ficará de novo de braços abertos virado para o Cristo Rei, que fica do outro lado do Tejo.

Esta obra de Leonel Moura era uma das mais conhecidas da Lx Factory. Não chegou àquele espaço logo quando o Rio Maravilha foi inaugurado, em outubro de 2015. Foi preciso esperar uns meses, em maio de 2016, para que a estátua fosse ali colocada. Nessa altura abria o rooftop do Rio Maravilha.

Nas redes sociais foram pedidas sugestões para dar um nome à obra. “A ‘menina’ já chegou, agora temos de escolher um nome. Instalada no terraço do gastrobar Rio Maravilha, a colorida e exuberante estátua da autoria de Leonel Moura precisa de um nome e todos podemos ajudar”, lia-se na publicação do espaço em maio de 2016.

É assim que está o espaço atualmente.

“Maravilha”, “Garota do Rio”, Mina do bumbum colorido”, foram alguns dos nomes mais votados, mas acabou mesmo por ser Crista Rainha o escolhido e o que ficou para a obra cheia de cor que vai agora para um outro local.

A peça não foi criada para aquele espaço em primeiro local. Fez parte de um evento para uma marca de automóveis, mas acabou depois por fazer parte da paisagem da Lx Factory e de Lisboa durante os últimos anos.

As fotos deste ponto de vista do Rio Maravilha não vão acontecer mais, mas é certo que a vai voltar a enquadrar para a continuar a partilhar nas redes sociais.

O espaço do Rio Maravilha não irá reabrir nos mesmos moldes, mas ainda não é certo se ali poderá nascer outro espaço. Na página de Facebook é referido que está fechado permanentemente. No Instagram a última publicação é de junho de 2020.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT